FIQUE LIGADO

BLOG

Crescendo forte e saudável: O papel da alimentação na prevenção do câncer infantil

17 de novembro de 2023

O papel da alimentação na prevenção do câncer infantil é importantíssimo! Uma alimentação saudável, baseada em alimentos naturais faz toda a diferença no desenvolvimento de uma criança e se reflete na saúde da fase adulta

Muito se fala e se escreve sobre isso. Mas, para tratarmos especificamente do câncer, é interessante lembrar estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde.

De acordo com a OMS, pessoas que têm bons hábitos alimentares, aliados à prática regular de exercícios físicos, têm reduzida em até 30% a possibilidade de desenvolver a doença. E isso é uma lição que vale desde a primeira infância, incluindo, claro, o aleitamento materno que entre outras muitas virtudes aumenta a imunidade dos bebês.

Duas meninas felizes segurando frutas e legume como forma de comunicar sua alimentação saudável

A ingestão de frutas, legumes e verduras, proteínas magras como frango, peixe e tofu, grãos integrais como arroz e aveia é importante para manter uma alimentação equilibrada. O que não significa que a criança não possa consumir as guloseimas próprias dessa fase da vida.

No entanto esse tipo de alimento – os doces, as balas, os refrigerantes, as frituras – devem ficar restrito ao convívio social, às festinhas de aniversário, por exemplo, não sendo incorporados ao dia a dia, prejudicando os bons hábitos alimentares. E, em hipóteses alguma, antes dos dois anos de idade! Leia mais sobre o tema em nosso conteúdo sobre os perigos desses alimentos.

 

Um outro ponto importante é evitar o consumo de embutidos e industrializados, os chamados ultra processados. Estes, ainda segundo estudos da OMS, formam o único grupo de alimentos que comprovadamente fazem mal à saúde, seja dos adultos, seja das crianças ou dos adolescentes. Salsicha, bacon, mortadela e linguiça, por exemplo, se enquadram nessa lista. Assim como carnes defumadas.

 

Vale lembrar que a aplicação de conservantes para aumentar o tempo de vida útil e a validade legal dos alimentos processados – como os congelados que encontramos nas prateleiras dos supermercados – é uma prática comum na indústria. O problema é que compostos químicos utilizados nesse processo, para muitos especialistas, têm forte impacto na ocorrência de câncer.

 

Por fim, uma última recomendação é a higienização correta de tudo o que consumimos. Hortifrutigranjeiros devem ser cuidadosamente higienizados. Uma boa dica é deixá-los de molho, em água com vinagre ou bicarbonato de sódio, o que elimina eventuais resíduos de agrotóxicos da casca, embora substâncias químicas ainda possam estar presentes internamente. Por isso, sempre que possível, vale dar preferência a frutas, verduras e legumes que tenham o selo de orgânico.

 

Cuidar da alimentação dos nossos filhos é cuidar igualmente da nossa saúde. Educar por meio do diálogo, da conversa é importante para disseminar a cultura, mas nunca podemos esquecer que as crianças aprendem mesmo é com o exemplo dos pais. Portanto, termos em casa, em nossa rotina, hábitos alimentares saudáveis, é sempre o primeiro passo para que esse aprendizado se firme por toda a vida.

Uma mãe ensinando à sua filha a importância da alimentação saudável para a sua saúde

Para saber mais sobre o câncer infantil, recomendamos os conteúdos do nosso blog e do blog da TaTeTi que abordam temas essenciais para quem deseja mais detalhes.

Aline Spatini

Nutricionista do Hospital Doutor João Felício – Juiz de Fora (MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *