FIQUE LIGADO

BLOG

Criança em casa em dias de chuva: 5 brincadeiras divertidas!

1 de março de 2024

Passear no parque, jogar bola, brincar com os amigos, ir à praia ou à piscina, não há criança que não goste disso, não é mesmo?  Mas, e quando o tempo vira, e o jeito é ficar dentro de casa? Nesses momentos, é importante encontrar atividades para entreter os pequenos, diminuir a ansiedade e fazer com que gastem a energia que têm de sobra.  

Está difícil fazer seu filho deixar de lado o celular, o tablet ou o computador quando têm de ficar em casa? Vamos te ajudar a vencer esse desafio. Olha só as dicas que preparamos com opções de brincadeiras e atividades para divertir a criança em casa nos dias de chuva! Ela nem vai ver o tempo passar. 

Contar e viver uma história sem tirar a criança de casa

Não basta ler um livro. Você pode ir muito além. Transforme o pequeno em um participante da trama. Faça perguntas sobre os próximos capítulos, o destino dos personagens, questione como ela resolveria essa ou aquela situação. O segredo aqui é escolher histórias com temas que sejam da preferência e do universo das crianças, adequados à faixa de idade. 

Lápis de cor e papel na mão! Arte para criança dentro de casa

Frutas, animais, objetos, vale um pouco de tudo. Você escolhe o tema e a criança solta a imaginação. Não importa quem vai fazer o melhor ou o pior desenho. O importante é estimular a criatividade de cada um. Seja provocativo, ao final de cada rodada peça para que imagine o que faria se aquele avião do desenho voasse, aquele cachorro fosse de verdade, o carro saísse andando do papel. 

Reciclar e brincar para cuidar do Planeta de dentro da sua sala

Separar embalagens de papelão, plásticos e garrafas pet limpas e ensinar para os pequenos a importância de reutilizar esses materiais também é uma ótima atividade! Além de muito divertido, transformar recicláveis em brinquedos aflora a criatividade e ensina a cuidar do meio ambiente. E quando tudo estiver pronto, a criança vai ficar super orgulhosa e entretida com o brinquedo que acabou de criar! 

Fazer e comer, é só começar pela cozinha!

Em um dia de chuva, a cozinha pode ser um ótimo refúgio para a criança em casa. E também é uma ótima oportunidade de proporcionar momentos que ficarão marcados na memória da criança. Escolha uma receita fácil de preparar e coloque, com a criança, a mão na massa. Peça ajuda para selecionar os ingredientes e fazer as tarefas mais simples. Mas, claro, nada de mexer em facas ou outros objetos que possam oferecer riscos. Brincar na cozinha por ajudar os pequenos a ampliarem o paladar, a conhecerem a origem dos alimentos e aprenderem sobre alimentação saudável. 

Aprender brincando no universo de dentro do Lar

Os jogos e brinquedos educativos são ótimas excelentes para os dias de chuva. Em especial, aqueles que estimulam a descoberta de novas palavras, cores, animais, sons, os que ajudam as crianças a desenvolverem suas habilidades e a aprender se divertindo. Jogar e brincar em grupo é ainda melhor, pois o contato com outras crianças estimula a interação social, as regras de convivência e o respeito à vez do outro, entre outras virtudes.  

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *