FIQUE LIGADO

BLOG

Transforme a sua casa em uma brinquedoteca

12 de março de 2018

Com filhos pequenos, manter a casa em ordem é quase uma missão impossível, não é mesmo?! Não importa a idade, e nem o sexo, ver brinquedos espalhados pelo chão e desenhos nas paredes ou sofás é uma cena bem comum para muitos pais. Mas, calma! Tudo pode ser resolvido de uma forma bem simples e prazerosa. Além de estimular as brincadeiras e ser um dos lugares favoritos dos pequenos, as brinquedotecas deixam o ambiente mais organizado e estimulam a criatividade da criançada sem ocupar muito espaço. Sem contar que aproximam a relação entre pais e filhos no dia a dia. Quer saber mais? Veja como montar uma brinquedoteca dentro de casa:

Segurança: para montar uma brinquedoteca não é necessário ter um espaço muito grande, mas precisa ser seguro. Evite locais como sacadas, tomadas em níveis baixos ou janelas sem proteção. Para quem mora em apartamento, uma parceria com os vizinhos de prédios pode ser uma ideia legal, que ainda pode promover a sociabilização das crianças.

Filhos de idades diferentes: a brinquedoteca deve ser um lugar neutro, que agrade crianças de todas as idades e sexo. Para quem tem mais de um filho, procure atividades que os dois gostem de fazer. A altura onde os brinquedos serão guardados também deve ser observada: itens com peças menores, destinados às crianças a partir de seis anos, por exemplo, podem machucar os pequenos, caso eles tenham acesso sem a supervisão de um adulto. Coloque em um local suspenso, fora do alcance dos menores e, claro, esteja sempre de olho na brincadeira.

Cores: os pequenos são movidos pelos estímulos visuais. Além de ser um ambiente colorido, a brinquedoteca precisa ser aconchegante. Aposte nas cores favoritas dos seus filhos, já começando pelo chão, onde você pode usar aqueles tapetes de EVA que contêm letras e números. Além de transformar as tarefas da escola em um momento lúdico, este tapete ajuda a “esquentar” o ambiente, evitando o contato da criança com pisos mais frios e, com isso, os resfriados.

Brinquedos: as atividades disponíveis na brinquedoteca são o principal atrativo. Brinquedos educativos, mesas para desenhos, almofadas coloridas, quebra-cabeças, carrinhos e bonecas não podem faltar. Na hora de escolher os brinquedos, opte por aqueles que estimulem a coordenação motora, capacidade cognitiva e senso de espaço, assim, a brincadeira fica mais divertida. Para deixar o local ainda mais agradável, pinte as paredes com aquelas tintas que funcionam como um quadro negro, estimulando a escrita e a criatividade por meio de desenhos.

Para toda a família: mais do que manter a casa em ordem, a brinquedoteca é um espaço para reunir toda a família. Com a correria do dia a dia, os pais podem destinar um momento para estar junto dos pequenos para brincar e estudar de forma divertida e lúdica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *