FIQUE LIGADO

BLOG

Tradições Natalinas: como colocar a magia do Natal em prática com os pequenos

8 de dezembro de 2020

O natal está chegando e com ele vem aquela época mágica do ano, cheia de sonhos e tradições. Se para os adultos o natal já e especial, para as crianças é uma das melhores épocas do ano, por isso curtir com eles e construir memórias é tão importante. 

Separamos algumas tradições de natal pra você fazer com a família:

  • Montar a árvore de natal

Essa é uma das tradições de natal mais comuns nas famílias e o ritual que dá inicio às comemorações natalinas, além de ser muito divertido. Chame toda a família e use a criatividade, insira elementos que façam parte da história e rotina de vocês: brinquedos, personagens preferidos, fotos da família, laços e gravatinhas dos cachorros, quanto mais personalizada, mais especial sua árvore irá ficar.

SUGESTÃO DE ARTE: ILUSTRAÇÃO DE UMA CRIANÇA COLOCANDO A ESTRELA NA ÁRVORE DE NATAL

  • Doação de brinquedos

Natal também é uma época de doações e um ótimo momento para conversar com as crianças sobre doar, compartilhar e abrir espaço para novos brinquedos e presentes que chegarão. Falamos mais sobre o assunto em um texto muito especial, clique aqui para conferir: https://www.calesita.com.br/blog/doar-para-receber-qual-importancia-de-doar-brinquedos-antigos/

SUGESTÃO DE ARTE: ILUSTRAÇÃO DE UMA CRIANÇA COLOCANDO BRINQUEDOS EM UMA CAIXA DE PAPELÃO

  • Contagem regressiva para o natal

Muitas crianças podem ficar ansiosas nas épocas de festas, afinal, para elas ainda é difícil ter noção do tempo e contar os dias. Por isso, a contagem regressiva pode ser uma nova tradição natalina e ainda ajudar na fase de alfabetização e aprendizado dos números. Você pode optar por um calendário e ir circulando um número por dia, ou deixar na geladeira e ir colocando imãs. Existe também calendários com números de madeiras que podem ser mudados todos os dias.

SUGESTÃO DE ARTE: FAZER AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO E DISPONIBILIZAR PARA DOWNLOAD

  • Amigo secreto

Outra ótima oportunidade de ter uma tradição e ainda ensinar algo para os pequenos é o amigo secreto da família. Use o amigo secreto para mostrar que o mais importante da data é estar com quem se ama, brincar e se divertir. Além disso, garantimos que os pequenos vão amar também o sorteio e a hora de escolher o presente do amigo secreto. Ah, e não podemos esquecer a lição sobre responsabilidade de guardar o segredo de quem é a pessoa sorteada, mas uma ótima lição para aprender brincando.

  • Ceia de natal

A parte mais gostosa do natal com certeza tem uma tradição aí na sua casa, aquele prato especial que não pode faltar na ceia da família. Incluir os pequenos na cozinha vai ser muito divertido, peça ajuda nos preparos mais simples ou em um prato especifico, mais simples, algo como uma sobremesa. Eles vão amar mostrar aos familiares o prato que ajudaram a preparar. 

SUGESTÃO DE ARTE: ILUSTRAÇÃO DE UMA CRIANÇA COZINHANDO COM OS PAIS USANDO GORROS DE NATAL

Outra atividade que pode envolver os pequenos é a preparação da mesa, peça ajuda para distribuir pratos, talheres, colocar os enfeites, velas, etc… a magia do natal está nas pequenas coisas!

E aí, qual é a tradição de natal com as crianças na sua família? Conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *