FIQUE LIGADO

BLOG

Seu filho não gosta de beber água? Veja como incentivar esse hábito

4 de maio de 2021

Sabemos que hidratar o corpo é fundamental para manter a saúde em dia. Porém, incentivar uma criança a beber água regularmente pode ser um grande desafio! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), até os seis meses de idade apenas o leite materno é o suficiente para nutrir os pequenos. Após este período, a introdução de outros líquidos é recomendada.

Durante a fase de crescimento, os pequenos costumam exercer atividades físicas intensas, correndo e brincando, o que torna ainda mais necessário a ingestão de líquidos para repor os minerais que foram perdidos pelo organismo por conta da transpiração. É aí que a importância da água aumenta ainda mais.

A quantidade ideal diária varia de acordo com a idade. A recomendação da OMS é a ingestão de aproximadamente 800 ml para bebês de 7 a 12 meses; 1.100 a 1.200 ml para crianças de 1 a 3 anos; 1.600 ml dos 4 aos 8; e entre 2.100 e 1.900 ml dos 9 até os 13 anos.

Está com dificuldades para educar o seu filho a beber água? Preparamos algumas dicas que vão ajudar você a conseguir isso! Confira. J

Dê o exemplo

As crianças sempre observam os hábitos dos pais. Portanto, beber água deve ser um hábito também incorporado a sua rotina. Além de fazer bem para a sua saúde, você vai incentivar os pequenos a desenvolver esse comportamento.

Ah! Evite consumir refrigerantes com muita frequência na frente dos pequenos. O excesso de açúcar da bebida pode até ser mais atrativo para eles, no entanto, pode causar cáries, diabetes, pressão alta e outras complicações ao organismo.

Invista em copos ou garrafas divertidas

Qual é o personagem animado favorito do seu filho? Invista em copos ou garrafinhas com a estampa dele para atrair a atenção! Ter esse “brinquedo novo” vai deixar a criança com vontade de usar e, como consequência, ela vai tomar mais água.

Uma boa opção é espalhar esses copinhos e garrafinhas em locais de fácil acesso para os pequenos. Quanto mais ele vê, mais vontade de beber água vai sentir.

Ofereça água antes de outras bebidas

Caso o seu filho ache beber água muito “sem graça” e prefira outras bebidas, não desista! Você pode estimulá-lo aos poucos: quando ele pedir suco ou achocolatado, por exemplo, ofereça sempre um copo de água antes.

Lembre-se que nada substitui a água. Ela evita o aumento de sódio, açucar e outras substâncias no sangue, o que diminui o risco de doenças.

Baixe aplicativos com lembretes

Com tantos afazeres em casa, pode ser difícil lembrar de dar água ao seu filho. Uma boa solução é baixar aplicativos que acionam notificações várias vezes ao dia no seu smartphone, marcando os momentos certos para beber água. Você recebe o lembrete, e passa a tarefa para o seu filho. 😉

Recompense ao final do dia

Para deixar essa atividade mais prazerosa, busque recompensar o seu filho quando a ingestão ideal de água for atingida no dia. Quando a criança se esforça e tem um retorno positivo, ele tem mais motivação para continuar praticando o hábito.

Você pode usar apena palavras de incentivo, fazer elogios. Mas que tal dedicar alguns minutos para participar da brincadeira que ele mais gosta? Além de criar momentos de afeto e aproximação, ele ficará feliz de saber que você ficou orgulhoso por ter cumprido a meta. ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *