FIQUE LIGADO

BLOG

Dia Internacional da Alfabetização: brincadeiras que estimulam o aprendizado

8 de setembro de 2023

Neste 8 de setembro, o mundo celebra o Dia Internacional da Alfabetização, uma data que destaca a importância de ler e escrever para o desenvolvimento humano e a integração social.

Uma educação de qualidade é apontada pela ONU como o único caminho para assegurar um futuro promissor para as nossas crianças. E o papel da escola é fundamental para o aprendizado. Mas uma abordagem lúdica, dentro de casa e com a participação da família também pode ser muito eficaz para desenvolver a leitura e a escrita das crianças.

Sim, os jogos são ferramentas poderosas que melhoram a alfabetização, tornando o processo de aprendizagem mais emocionante e divertido. Aprender brincando une diversão e educação, permitindo que as crianças adquiram conhecimentos de forma natural. E para marcar esse Dia Internacional da Alfabetização, nós reunimos aqui jogos criativos que vão ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades de ler e escrever de uma forma mais gostosa. Dá só uma olhada! 

Caça ao Tesouro das Letras 

Uma brincadeira divertida e educativa é a “Caça ao Tesouro das Letras”. Distribua cartões com letras do alfabeto por várias partes da casa e dê às crianças uma lista de palavras que elas precisam localizar. Ao encontrar cada carta, elas formam as palavras, motivando o reconhecimento das letras e a formação de palavras.  

Dominó de Palavras 

Construa um jogo de dominó utilizando palavras em vez de números. Cada peça do dominó terá uma palavra e uma imagem equivalente. As crianças devem combinar as palavras de maneira que as palavras e as imagens coincidam. É uma forma de  praticaram o reconhecimento visual das letras e palavras.. 

Histórias Colecionáveis 

Incentive as crianças a desenvolverem suas próprias histórias trazendo cartões com imagens ou palavras. Peça a elas que selecionem cartões diferentes e os combinem para criar narrativas próprias. Essa atividade não apenas estimula a criatividade, mas também auxilia no desenvolvimento da escrita e da compreensão textual. 

Bingo das Sílabas 

Forneça cartelas de bingo com sílabas em vez de números. Leia palavras em voz alta e as crianças devem localizar a sílaba correspondente em suas cartelas. Isso auxilia a aprimorar a consciência fonológica, fundamental para a alfabetização. 

 Escrita Mágica 

Coloque farinha, açúcar ou sal em uma bandeja rasa. Solicite às crianças que escrevam letras ou palavras com os dedos, criando uma sensação tátil e divertida. Enquanto as crianças desenham as letras, elas praticam a escrita e a memorização das formas das letras. 

Jogos de Adivinhação 

Experimente fazer jogos de adivinhação em que as crianças precisam ler pistas e descobrir palavras. Por exemplo, você pode dar dicas como “uma fruta que é vermelha e tem sementes” para estimulá-las a pensar e decodificar palavras. 

Viu como as brincadeiras são uma ótima maneira de estimular a alfabetização de forma lúdica, despertando o interesse e a paixão pelo conhecimento desde pequenos.  

Ao inserir essas brincadeiras em casa, você certamente vai colaborar para o desenvolvimento do aprendizado das crianças, preparando-as para um futuro melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *