FIQUE LIGADO

BLOG

Comportamentos desafiadores: Como lidar com as crianças

24 de outubro de 2023

Comportamentos desafiadores: Como lidar com as crianças

Lidar com comportamentos desafiadores pode ser uma tarefa e tanto, especialmente quando se trata de crianças em determinadas fases de seu desenvolvimento

 

 

Como pais, um primeiro passo é entender que esses comportamentos são uma fase normal do crescimento e desenvolvimento de uma criança. A partir daí, é importante saber conviver e abordar esses comportamentos de uma forma eficaz, sem esquecer que mesmo nos momentos de maior dificuldade sempre há um lado positivo e um aprendizado para toda a família. 

A imagem tem como foco um menino, que está de lado, com os braços cruzados e com cara de bravo, com seu cenho franzido. Ao fundo, em desfoque, podemos ver uma rua, carros e algumas pessoas.
Como lidar com crianças de comportamento desafiador

Birra, o primeiro comportamento desafiador

 

As birras, estas explosões repentinas de frustração, raiva ou até mesmo tédio podem ser frustrantes e desafiadoras para os pais. Sempre que age assim, a criança tem um motivo, e identificar o gatilho é o ponto de partida para enfrentar essa situação.  

 

É fome, cansaço ou necessidade de atenção? Após entender a causa fica sempre mais fácil resolver. Por exemplo, se a fome for o gatilho, forneça um lanche ou refeição saudável. Se a fadiga é o problema, ajude seu filho a encontrar calma mediante técnicas de relaxamento ou um cochilo. Ou simplesmente dedique a ele um momento a mais de carinho, mostrando o quando ele é importante para você. 

 

O desafio do confronto 

 

À medida que as crianças crescem e desenvolvem um senso de independência, não é incomum que elas testem limites e afirmem sua autonomia. Nessas situações, é importante manter a calma e estabelecer expectativas claras. É quando passam a desafiar – ou confrontar, muitas vezes – os pais, os professores, até os amiguinhos. 

 

Estabeleça consequências para seu desafio, mas também ofereça escolhas e alternativas para dará eles uma sensação de controle da situação. Por exemplo, em vez de exigir que seu filho limpe seu quarto imediatamente, ofereça-lhe a opção de limpá-lo agora ou depois que terminar sua atividade favorita. 

 

O desafio da agressividade 

 

A agressividade é outro comportamento desafiador que os pais costumam enfrentar. Nessa fase, o importante é ajudar os pequenos a identificar suas emoções, ensinar maneiras saudáveis de expressar seus sentimentos, como desenhando ou falando sobre isso. É essencial ensinar às crianças saídas apropriadas para seus sentimentos de raiva ou frustração, por exemplo.  

 

Mas atenção: você também precisa controlar seus sentimentos e suas emoções no trato com os pequenos, nada de demonstrar irritação ou agressividade pois as crianças aprendem observando e imitando o exemplo que vem dos pais. 

 

O desafio da mentira 

 

Outro comportamento desafiador que pode ser particularmente difícil para os pais lidarem é a mentira. Quando as crianças mentem, é importante mostrar o quanto isso pode ser prejudicial para ela mesmo.  Mas sem recorrer a punição ou expô-las a situações de vergonha, pois isso pode gerar outros comportamentos e sentimentos como revolta e frustração.  

 

O melhor caminho é a educação. Criar em casa um ambiente seguro onde a honestidade seja valorizada e incentivada. Converse com seu filho sobre a importância de dizer a verdade e as consequências de mentir. Reforce a honestidade elogiando e recompensando o comportamento verdadeiro. 

 

Reforce o Comportamento Positivo 

 

Uma boa forma de lidar com os desafios que surgem nas diversas fases de crescimento dos nossos filhos é recompensar e elogiar o comportamento positivo. Quando a criança se comportar bem, mostre alegria e gratidão. Isso incentiva a repetição desses comportamentos. 

 

Lidar com comportamentos desafiadores pode ser estressante. Se você se sentir sobrecarregada ou em dificuldades, não hesite em buscar apoio de amigos, familiares ou um profissional. Às vezes, conversar com alguém que já passou por isso pode ser reconfortante. Mas sem esquecer que cada criança é única e pode exigir abordagens diferentes. 

 

Lembre-se que, muitas vezes, os pequenos agem de maneira desafiadora apenas para chamar a atenção dos pais. Dedique a eles, então, um tempo de qualidade todos os dias. Brinque, converse e esteja presente. Isso pode ajudar a reduzir o comportamento desafiador. E torná-los pessoas melhores. 

 

Quer saber mais sobre comportamento na infância?

Se você gostou da leitura e quer saber mais sobre como lidar com esses momentos mais delicados, leia também Punição ou Educação: castigar as crianças funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *