FIQUE LIGADO

BLOG

Dicas para ajudar a desenvolver a memória do seu filho

16 de abril de 2024

Tudo bem que os pequenos ainda não têm tanta coisa assim para lembrar. Mas e quando crescerem? As lições na escola, as tarefas do dia a dia, são muitas as atividades que vão exigir concentração e uma boa capacidade de memorização, não é mesmo?  Por isso, trabalhar o desenvolvimento da memória das crianças é importante. E é muito mais simples do que parece, pode ser feito de forma lúdica, com jogos, e brincadeiras. Você só vai precisar dedicar um tempinho a mais para os seus filhotes. 

A memória das crianças é seletiva. A tendência é que memorizem com mais facilidade aquilo que for relacionado a experiências positivas que vivenciaram, momentos de diversão e alegria. É nesse contexto, portanto, que atividades divertidas podem contribuir para o desenvolvimento da concentração, da memória e das habilidades cognitivas dos pequenos. Afinal, tem coisa melhor do que aprender brincando? 

Para te ajudar a exercitar a memória dos seus filhos, preparamos aqui algumas dicas bem bacanas. E quer saber de uma coisa? Essas atividades fazer muito bem para você também, pode ter certeza disso.  

Contação de histórias 

Contar histórias para os pequenos, além de proporcionar momentos agradáveis para toda a família, também pode contribuir para trabalhar a memória do seu filho. A dica é abrir espaço para uma conversa bem interativa quando a história acabar. Pergunte o nome dos personagens, peça para a criança recontar uma determinada passagem do que ouviu, a estimule a lembrar detalhes da narrativa, como a cor de um animal ou de um objeto, a roupa que alguém usava e assim por diante.   

Testes sequenciais 

Memorizar sequências, seja de letras, números, cores ou objetos é um excelente exercício para a memória dos pequenos. E a brincadeira pode ser bem divertida. Sobre uma mesa, disponha em linha reta diferentes latinhas de bebida, tampinhas de garrafa, embalagens de produtos, cartas de baralho, enfim, aquilo que você tiver a mão. Dê um tempo para o seu filho observar e memorizar, desmanche a sequência e peça para que ele monte outra vez da mesma forma que estava.  Pode ser um desafio, mas é uma experiência e tanto para desenvolver a concentração e a memorização. 

Atividades musicais 

Quem não gosta de cantar? Não é por acaso que o ditado diz que quem canta seus males espanta!  Mas você sabia que a música também pode ser uma ótima forma de estimular a memória das crianças?  Sim, cantar músicas infantis junto com seu filho contribui para que ele memorize palavras e frases. Comece um verso e deixe que ele complete o resto. Aprender a tocar um instrumento desde pequeno é uma outra maneira de trabalhar a memória, além, claro, de desenvolver a coordenação motora e cognição.  

Lembranças do dia 

Foi passear no parque? Passou o dia na praia? Foi almoçar na casa da vovó? Que tal fazer um jogo da memória quando estiver voltando para casa de carro. Que brinquedo cada um mais gostou mais? De que sabor era o sorvete que tomaram? Quantos gols fizeram jogando bola? O que a vovó serviu de sobremesa? Mas atenção: não é só você que tem de perguntar, deixe seu filho também fazer perguntas. Isso também ajuda a ele a lembrar dos momentos que viveu.  

Quebra-cabeças 

Montar quebra-cabeças é uma brincadeira relaxante. Ao exigir uma boa dose de atenção, também é uma boa forma de desenvolver a memória visual das crianças. O cuidado aqui é sempre adequar a brincadeira à faixa etária de seu filho. Nada de oferecer quebra-cabeças com um grau de dificuldade maior do que o que ele está preparado, pois isso pode gerar frustração e provocar o efeito contrário do que é esperado.  

Gostou de nossas dicas? É importante lembrar que cada criança tem gostos particulares. Assim, é importante entender qual o exercício para memória que melhor se adequa ao perfil do seu filho. E seja criativo, invente outras atividades, sempre que tiver oportunidade!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *