FIQUE LIGADO

BLOG

Colecionar figurinhas: veja os prós e os contras de entrar nessa onda

15 de outubro de 2022

O álbum da Copa do Mundo da Fifa já é um sucesso absoluto entre as crianças. Essa onda que conquistou também os adultos pode ser mais do que uma simples brincadeira, traz diversos benefícios para a criançada, desenvolvendo importantes funções do crescimento e promovendo a interação social de forma lúdica. Mas, é claro, alguns cuidados precisam ser levados em conta para que a diversão não ultrapasse os limites e permaneça saudável para todos! Veja as dicas que preparamos para você.

Benefícios de colecionar figurinhas na infância

 

  1. Socialização

Uma das coisas boas de fazer um álbum é a oportunidade de reunir-se com os amigos, familiares e colegas da escola para trocar figurinhas, tirar dúvidas, interessar-se por novos assuntos e praticar a socialização. E é por meio dessa vivência que outros atributos também são despertados, como criatividade, gentileza, respeito às diferenças e parceria com quem faz parte do nosso dia a dia.

 

  1. Interesse pela matemática

Durante a infância é muito normal que as crianças encarem a matemática como uma matéria nada divertida. Mas como elas tendem a se interessar pelo universo à sua volta  por meio de elementos mais lúdicos, o hábito de colecionar figurinhas amplia as possibilidades de um encontro com essa matéria de forma interativa. O conhecimento pode ser aplicado de diferentes formas, para saber quantas figurinhas elas já possuem, quantas ainda faltam para completar a coleção, além de outras funções básicas, que incluem a soma, subtração, divisão, multiplicação, etc.

 

  1. Hábito da leitura

Você sabia que trocar e colecionar figurinhas também são excelentes formas de despertar o interesse pela leitura, ainda na infância? Essa é aquela fase da vida em que a curiosidade é muito mais aguçada e em meio a tantas figurinhas, as crianças vão se interessando por diferenciar o nome dos jogadores, memorizar os sons de cada letra, criar autonomia para ler a história do álbum, o que ajuda a despertar o interesse por outros livros e revistas.

 

  1. Foco e determinação

Para completar um álbum de figurinhas é preciso muito foco, determinação e concentração! Desde a infância esses valores são treinados em diversas situações, seja com um incentivo para juntar a mesada e comprar um brinquedo desejado, aprender um novo hobbie aos poucos ou esperar o tempo de preparo daquele doce. E com as figurinhas não é diferente! A ideia é transmitir aos pequenos de forma divertida que as conquistas na vida são alcançadas aos poucos, sendo necessária muita disciplina para chegarmos aos nossos objetivos.

 

Cuidados que você precisa ter com as crianças

 

  1. Compulsão

O interesse pelo acúmulo de figurinhas pode levar à compulsão, comprometendo a saúde mental das crianças. Muitas vezes, o anseio de completar rapidamente a coleção é uma válvula de escape para outros problemas que os pequenos podem, simplesmente, não saber verbalizar. Por isso, fique sempre atento para que o hábito de colecionar ocorra de forma saudável e sustentável.

 

  1. Frustração

Como vimos anteriormente, completar um álbum requer paciência e foco. No entanto, muitas crianças podem necessitar de um suporte emocional maior para lidar com frustrações por encontrarem figurinhas repetidas ou conviver com coleguinhas que já completaram o álbum. Isso pode gerar inclusive crises de ansiedade. Lembre-se de que a brincadeira precisa ser divertida, por isso é necessário sempre conversar com os pequenos e manter-se atento a mudanças bruscas de comportamento.

 

  1. Competitividade exagerada

É muito normal que ocorra uma leve competitividade entre as crianças em diversos momentos dessa fase, como na troca de figurinhas, afinal de contas, uma vez que são desenvolvidas simultaneamente diversas habilidades como foco, autoconfiança, capacidade para reinvenção e empatia. No entanto a competitividade exagerada pode incentivar hábitos como a perda da solidariedade, incentivo ao bullying e a falta de cooperação. Por isso, fique de olho e ofereça suporte emocional para que a brincadeira não se transforme em um problema.

Viu como entrar no clima da Copa do Mundo e colecionar as desejadas figurinhas pode ser um hábito saudável?  Agora que você já conhece os benefícios e cuidados necessários, que tal se juntar à garotada e se divertir também!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *