FIQUE LIGADO

BLOG

Bullying na escola: meu filho foi vítima! O que fazer?

12 de março de 2024

A criança que sofre algum tipo bullying na escola nem sempre conta em casa o que aconteceu. Por isso, é preciso que os pais fiquem sempre atentos às mudanças de comportamento. Tristeza, resistência repentina em ir à aula, queda no rendimento escolar são sintomas que podem indicar que algo está errado. Mas, quando isso acontece, o que fazer? 

Existem alguns caminhos para enfrentar o problema. E, nesse texto, vamos dar algumas dicas de como agir para resolver a situação, proteger seu filho e evitar que o trauma deixe marcas que prejudiquem o futuro dos pequenos. Vamos lá?   

Conversar sobre o bullying é o primeiro passo 

 Pergunte ao seu filho o que está acontecendo. Faça isso com cuidado, de uma forma carinhosa, compreensiva, para que ele se sinta confortável em se abrir. Seu filho precisa sentir que você está do lado dele, que não vai achar uma bobagem ou diminuir o problema que ele está vivendo. É importante saber o contexto do que aconteceu, quem são os envolvidos.  

Como o bullying ocorre na escola 

O bullying, especialmente entre crianças na escola, manifesta-se de várias maneiras. Gozação pelo tipo físico, o jeito de se vestir ou de falar; impedir o colega sistematicamente de participar de brincadeiras; isolá-lo na hora do recreio; impor apelidos depreciativos são tipos muito comuns de agressões verbais. Mas também existem casos em que isso se soma a agressões físicas o que pode acarretar problemas e traumas ainda mais graves. 

 Leve o assunto à escola  

 Identificado o problema, é hora de ir à escola. Procure, antes de tudo, falar e ouvir a professora. Afinal, ninguém passa mais tempo com as crianças do que ela, não é mesmo? Pergunte se ela percebeu algo errado, conte em detalhes o que seu filho narrou. Questione sobre o que ela pode fazer para ajudar, e que tipo de atitude a escola costuma tomar em situações como essa.  Peça para ser informada sobre tudo o que diz respeito a seu filho, com rapidez e profundidade. Se o problema continuar, leve o assunto à direção da escola. Mas faça isso com a professora, para que ela seja sempre uma aliada. 

Mostre a seu filho como agir 

Ao mesmo tempo em que tenta resolver o problema junto à escola, é importante orientar seu filho para enfrentar as situações que o incomodam. Mostre que ele deve procurar a professora sempre que alguém falar algo que o ofenda, quando for excluído de uma brincadeira ou mesmo sofrer um empurrão proposital no corredor. Explique que não deve reagir com violência ou xingamentos, pois assim perderá a razão.   

Procure ajuda especializada 

 É importante evitar que o bullying, mesmo depois de resolvido, deixe sequelas no desenvolvimento dos pequenos. A perda da autoestima e da autoconfiança são consequências frequentes. Mudar de escola é uma decisão que os pais por vezes tomam, mas isso pode não ser o melhor caminho. O apoio de um terapeuta ou um psicopedagogo é sempre positivo e pode ajudar a encontrar uma solução que faça a criança superar a situação e se reencontrar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *