FIQUE LIGADO

BLOG

Brinquedos que divertem e estimulam o desenvolvimento motor

28 de outubro de 2023

Motoca no formato de cavalinho com um bebê de aproximadamente 2 anos em cima.
Brinquedos que divertem e estimulam o desenvolvimento motor

Brinquedos que divertem e estimulam o desenvolvimento motor

O brinquedo desempenha um papel importante no crescimento da criança, não apenas proporcionando entretenimento e diversão, mas também estimulando novas competências e habilidades.  

 

O desenvolvimento motor dos pequenos é uma jornada de descoberta que ocorre naturalmente à medida que interagem com o ambiente. Neste processo natural, os 

brinquedos dão às crianças a oportunidade de explorar diferentes tipos de movimentos, contribuindo para desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio, a força muscular e a destreza. 

 

Como escolher o brinquedo certo 

 

Para um brinquedo ser eficaz e contribuir para o desenvolvimento motor da criança, deve incorporar alguns atributos. Quer uma ajudinha para fazer a escolha certa? Então, veja as nossas dicas: 

 

Exploração Ativa 

 

Par estimular o desenvolvimento motor o brinquedo ideal deve exigir que a criança faça algum tipo de movimento físico, como puxar, empurrar, agarrar, rolar ou balançar, por exemplo. 

 

Variedade de Movimentos 

 

É importante que os brinquedos proporcionem uma variedade de movimentos e atividades. Isso permite que as crianças experimentem diferentes tipos de movimento e desenvolvam diferentes habilidades motoras. 

 

Segurança 

 

A segurança é essencial na escolha de brinquedos para crianças em desenvolvimento. Dê preferência aos brinquedos projetados para minimizar o risco de lesões e devem feitos de materiais não tóxicos. 

 

 

Idade Apropriada 

 

Os brinquedos devem ser adequados à cada fase de desenvolvimento da criança. Brinquedos que não são apropriados à idade, podem frustrar as crianças, enquanto brinquedos simples podem gerar desinteresse. 

 

Estímulo Sensorial 

 

Brinquedos que estimulam os sentidos, como cores vivas, texturas variadas e sons cativantes, tornam a experiência de brincar mais envolvente e estimulante. 

 

Benefícios de brinquedos para a criança 

 

Os brinquedos que estimulam o desenvolvimento motor propiciam diversos benefícios para as crianças. Olha só: 

 

Desenvolvimento da Coordenação Motora 

 

Esses brinquedos auxiliam as crianças a aprimorar sua coordenação motora, desenvolvendo a capacidade de usar os músculos e as articulações de forma eficaz. 

 

 Fortalecimento Muscular 

 

De uma forma geral, brinquedos que estimulam o movimento físico também ajudam a fortalecer os músculos das crianças. 

 

Melhora do Equilíbrio 

 

O equilíbrio é uma habilidade importante e brinquedos que envolvem movimentos auxiliam as crianças a aumentar essa habilidade. 

 

Estímulo Mental 

 

Além das vantagens físicas, esses brinquedos também estimulam o desenvolvimento cognitivo, à medida que as crianças resolvem problemas, planejam movimentos e procuram novas maneiras de brincar. 

 

Interessante, não é mesmo? Portanto, na hora de escolher brinquedos para seus pequenos, considere esses pontos que vão proporcionar entretenimento e desenvolvimento ao mesmo tempo. Aqui na Calesita, brinquedos como o Star Baby, Star Baby Rosa, Potó Calesita, Super Confort, Super Flower, Mini Scooty Rosa e Mini Scooty, são ótimas opções para estimular as crianças enquanto elas se divertem. Com toda segurança e muita alegria, é claro! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *