FIQUE LIGADO

BLOG

#brincardeque: Como gastar a energia das crianças em casa

5 de maio de 2020

Mudanças de rotina inevitavelmente provocam efeitos em todos nós, principalmente em nossos pequenos. Ficar todos os dias em casa, sem poder sair para passear, ir ao parquinho, brincar com os amigos, são situações que podem deixar as crianças agitadas e com muita energia guardada. Nesses momentos é importante encontrar atividades para entreter e permitir que elas gastem energia mesmo ficando dentro de casa.

Olha só essa lista que separamos com opções de brincadeiras e atividades para divertir e gastar energia da criançada! Mas a primeira dica, lembre-se, é deixar celular, tablet ou computador um pouco de lado.

1- Faça um circuito
Organize móveis da sua casa para fazer um circuito de atividades para os pequenos. Você pode colocar colchões no chão, alinhar as cadeiras, transformar poltronas em obstáculos, fazer uma trilha com sapatos, um túnel com tapete. O importante é usar a imaginação!

2- Brincadeiras com bexigas
Isso é clássico e muito simples de ser feito. Você só precisa encher algumas bexigas e pronto! Pode sugerir que as crianças brinquem de não deixar a bexiga cair no chão, mantendo-a no ar sem poder tocar em alguma parte do corpo ou ainda fazer uma raquete com pratos descartáveis e começar uma brincadeira de “tênis de bexiga”.

3- Armadilha entre as paredes
Em uma brincadeira de faz de conta, quem nunca fingiu ser um espião passando por uma armadilha? Essa dica é super legal e pode ser feita com fios de barbante, fitas ou até mesmo papel crepom. É só colar entre as paredes de um corredor, formando uma armadilha, uma espécie de muralha, que os  que os pequenos precisam transpor para chegar ao outro lado sem encostar ou destruir a estrutura.

4- Ajuda nas atividades de casa
Sim! Uma forma de entreter crianças é incluí-las nas tarefas de casa. Além de gastar energia, essa atividade ajuda a desenvolver desde cedo a consciência de que todos precisam ajudar a manter a casa em ordem. Você pode transformar esse momento em uma brincadeira, ouvir uma música enquanto põe a mão na massa! E, ao completar as tarefas, é legal criar um ritual de celebração, como por exemplo, uma dança, deixando a rotina ainda mais leve e divertida.

5- Transformar recicláveis em brinquedos
Separar embalagens de papelão, plásticos e garrafas pet limpas e ensinar para os pequenos a importância de reutilizar esses materiais também é uma ótima atividade! Além de muito divertido, transformar recicláveis em brinquedos aflora a criatividade e ensina a cuidar do meio-ambiente. E quando tudo estiver pronto, a criança vai ficar super orgulhosa e entretida com o brinquedo que acabou de criar!

Gostou das sugestões? Então use o que tem em casa, solte a criatividade e mãos à obra. Aproveite e participe também das brincadeiras, é uma chance bacana de viver ótimos momentos em família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *