FIQUE LIGADO

BLOG

4 dicas para economizar na compra do material escolar

9 de fevereiro de 2021

O início do ano é sempre um período de gastos elevados para as famílias: impostos a pagar, matrícula dos filhos na escola e nos cursos complementares, prestações dos presentes de Natal e, como se não bastasse, a temida lista de material escolar. Extensa, repetitiva e nada econômica, a lista tem itens caros, muitos deles que já foram comprados nos anos anteriores. Para as mamães e papais de plantão não sentirem tanto no bolso, reunimos 4 dicas essenciais para economizar na lista (desse ano e dos próximos), apostando em soluções simples. Vamos lá!

  • Recicle os materiais dos anos anteriores

Reúna os materiais dos anos anteriores e faça uma boa reciclagem no que pode ainda ser usado: limpe as canetinhas, organize os gizes quebrados, aponte os lápis de cor, lave os pinceis e reveja os pacotes de papel sulfite, cartolinas e outros itens. Insira as informações em uma planilha, para visualizar somente os itens essenciais para compra. Veja o que não é urgente e pode ser comprado ao longo do ano, quando os preços dos materiais baixarem.

  • Faça pesquisa e garimpe

Se você é do tipo que compra os materiais sempre na mesma papelaria, é hora de esquecer essa ideia. As lojas praticam preços diferentes, de acordo com a negociação de determinados fornecedores. Por isso, vale a pena fazer pesquisa pelo telefone e pela internet nos estabelecimentos da sua cidade. Anote os valores, compare e escolha a opção que oferece o melhor custo x benefício. Essa dica demanda mais tempo, mas a economia é garantida!

  • Compre em quantidade

Quem frequenta grandes lojas de materiais escolares sabe que as embalagens em maior quantidade são muito mais econômicas. Para aproveitar isso, reúna os amigos que têm filhos ou os pais de colegas da mesma turma dos seus e opte pela compra no atacado. Essa modalidade de compra também permite fazer um mini estoque dos itens de maior uso, como lápis e borrachas. Atualmente as principais marcas de material escolar já oferecem itens sortidos em embalagens grandes, podendo então variar os modelos, estampas e cores, atraindo ainda mais a atenção dos pequenos.

  • Etiquete tudo!

Pode parecer algo desnecessário (principalmente para quem está tendo aulas em casa), mas é essencial que todo o material seja etiquetado. Essa medida, além de organizar os itens de cada criança e fazer com que o material dure mais tempo, previne perdas e torna mais fácil encontrar quando se esquece algo na escola ou na casa dos coleguinhas. Mas atenção: quando aconselhamos etiquetar todo o material, não é só por uma etiqueta na caixa de lápis de cor, e sim em cada lápis individualmente! Melhor ainda, se você fizer essa tarefa junto com a criança, ela se sentirá responsável pelo material e cuidará em dobro dos seus itens. Uma dica: as papelarias vendem cartelas com etiquetas pequenas, ideais para objetos menores, como apontadores e tesouras. Para os itens maiores, como cadernos, opte pelas etiquetas maiores, que terão maior durabilidade no material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *