O que é o teste da bochechinha?

27 de janeiro de 2020 -

Você sabe o que é o teste da bochechinha? É um exame genético desenvolvido pelo laboratório brasileiro Mendelics, que consegue identificar precocemente mais de 280 doenças graves e silenciosas, que costumam se desenvolver na primeira infância e são tratáveis. O exame é novo, passou a ser disponibilizado em maio deste ano e foi criado com o objetivo de ser complementar ao teste do pezinho, já que amplia a quantidade de doenças identificadas.

Como é feita a coleta?
A coleta é muito rápida, indolor, não apresenta nenhum risco para o bebê e pode ser feita em hospitais e maternidades, na Mendelics ou até mesmo em casa. Feita em menos de 01 minuto, a saliva da bochecha é coletada por meio de uma haste de algodão, que absorve as células da boca da criança. É importante que o bebê não insira nada na boca por 30 minutos antes do teste, pois leite, chupeta e outros objetos podem interferir no resultado.

Como é dado o resultado?
Depois de coletado e analisado pelo laboratório, em aproximadamente 03 semanas já fica disponível para ser baixado pela internet. O exame é bastante eficiente, apresentando uma taxa muito pequena de resultados falso-positivos.

Ele substitui o teste do pezinho?
O teste do pezinho detecta 06 tipos de doenças, enquanto o da bochechinha chega a identificar até 287 doenças graves e silenciosas.  O objetivo do teste da bochechinha é complementar o do pezinho, ampliando a quantidade de doenças identificadas, portanto ele não pode ser visto como um substituto. Ele é mais indicado quando há um caso de suspeita de doença.

Quanto custa?
O teste tem um custo mais alto e por detectar doenças consideradas raras, não é viável como uma opção de saúde pública. Disponível apenas na rede privada, pode custar entre R$800 e R$1.200.

Quais são as doenças identificadas?
Todas as doenças identificadas pelo teste da bochechinha são tratadas. Entre elas está a Hemofilia, Glicogenose e a Síndrome de Brown Vialetto, em que o organismo não absorve a vitamina B12. Para ter acesso a toda a lista de patologias detectadas é só clicar nesse link aqui.

Calesita A Calesita Brinquedos conta com uma equipe de assessoria que também colabora na produção de conteúdo exclusivo para o website “Estar Presente”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *