FIQUE LIGADO

BLOG

Fique em alerta e previna doenças – Vacinação

17 de maio de 2019

A carteira de vacinação é companheira da criança desde o nascimento. E a importância das vacinas é muito comentada entre médicos e especialistas. Afinal, vai muito além da prevenção individual. Ao vacinar o seu filho, você também está ajudando toda a comunidade a diminuir e evitar casos de determinadas doenças ou enfermidades. Nos últimos meses está em pauta a meningite, com o surgimento de novos casos que geraram uma campanha em busca da conscientização em relação aos riscos que ela pode trazer.

A meningite é uma doença inflamatória que atinge o cérebro e a transmissão é por meio de secreções respiratórias e da saliva. Pode ser causada por fungo e vírus, ou ser transmitida por bactéria, onde são gerados os quadros mais graves e com maior risco de óbito ou sequelas. Convulsões, falência nos rins, AVC e outros danos cerebrais estão na lista. Essa doença pode evoluir rapidamente, principalmente entre crianças e adolescentes. Por isso, todo cuidado e atenção são necessários. Segundo o Calendário Nacional de Vacinação são quatro vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10 valente e Meningocócica C.

Agora, com a aproximação do Inverno, outra vacina também entra no calendário, a da gripe. A campanha que é realizada anualmente segue até o dia 31 de maio e tem como objetivo imunizar a população contra o vírus influenza. A meta para 2019 é proteger 58,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários (crianças, gestantes, idosos, indivíduos com certas doenças crônicas, professores, entre outros). Quem não entra no grupo pode se imunizar em redes particulares de saúde.

Apesar de parecer uma doença simples, fácil de curar e que muitas vezes pode ser tratada em casa, existem algumas variações de vírus que podem trazer complicações mais sérias ao paciente, ocasionando até mesmo o óbito. Por isso, é sempre importante buscar a prevenção, principalmente por meio da vacinação e com orientação de um especialista na área da saúde.

Em casos de dúvidas sobre as vacinas e as campanhas realizadas, procure uma unidade de saúde ou um médico de sua confiança para mais esclarecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *