#BRINCARDEQUE: Um resgate às brincadeiras de roda, cirandas e cantigas

10 de outubro de 2019 -

Nos dias atuais, com a presença da tecnologia, das multitelas e dos aplicativos, muitos pais se acomodam e incentivam o entretenimento individual dentro de casa, privando os filhos de interagir com mais crianças e ter novas experiências. Além desta prática inibir o desenvolvimento social dos pequenos com outras pessoas, limita o exercício do corpo, diferente das que envolvem movimento, como corrida, pula-corda, queimada e brincadeiras de roda – pauta da série #BrincarDeQue desse mês!

As brincadeiras de roda, herança dos avós são muito utilizadas em pequenos e grandes grupos de até sete anos, é uma maneira de unir as crianças em um único movimento, além de despertar o interesse para cantigas e outros ritmos. O método é simples: reunir as crianças de mãos dadas e girar de um lado para o outro, cantarolando uma melodia fácil de ser repetida. O interessante é fugir do tradicional e inovar com comandos diferentes: todo mundo senta, todo mundo de pé, só os meninos sentam, todo mundo pula e assim vai!

As cirandas também funcionam para conectar afetivamente pais e filhos, já que as músicas ativam a memória da infância dos mais velhos. E existe jeito melhor de se divertir do que crianças e adultos envolvidos em uma canção? Abaixo listamos algumas opções para iniciar a brincadeira:

Os escravos de Jó/Jogavam caxangá/Tira, põe/Deixa o zabelê ficar/Guerreiros com guerreiros/Fazem ziguezigue zá

“Fui no Tororó beber água não achei/Achei linda Morena/Que no Tororó deixei/Aproveita minha gente/Que uma noite não é nada/Se não dormir agora/Dormirá de madrugada/Oh! Dona Maria,/Oh! Mariazinha, entra nesta roda/Ou ficarás sozinha!”

“Como pode o peixe vivo/Viver fora d’água fria?/Como pode o peixe vivo/Viver fora d’água fria?/Como poderei viver/Como poderei viver/Sem a tua, sem a tua/Sem a tua companhia?”

“Alecrim, alecrim dourado/Que nasceu no campo/Sem ser semeado/Oi, meu amor/Quem te disse assim/Que a flor do campo/É o alecrim?”

“Capelinha de Melão é de São João/É de Cravo é de Rosa é de Manjericão/São João está dormindo/Não acorda não!/Acordai, acordai, acordai, João!”

Dica: o canal do Youtube Mundo das Crianças TV elaborou um vídeo especial somente com cantigas de roda.

       

Aumente o som e boa diversão!

Calesita A Calesita Brinquedos conta com uma equipe de assessoria que também colabora na produção de conteúdo exclusivo para o website “Estar Presente”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *