FIQUE LIGADO

BLOG

A amizade na vida da criança

19 de julho de 2019

Amizade. Segundo o dicionário significa afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas, laços de amizade. Ao longo dos anos, conforme crescemos, passamos a entender cada dia mais o verdadeiro significado desta palavra e quais os benefícios este sentimento traz para a nossa vida. Os amigos podem surgir no ambiente familiar, na vizinhança ou na escola. Alguns são levados para toda a vida, seja pela presença constante ou por momentos muitos especiais e felizes que foram vividos juntos.

Estudos científicos por todo o planeta confirmam que ter bons amigos gera felicidade, experiências, brincadeiras e aventuras. E cada um de nós já vivenciou e sabe que são muitas as memórias afetivas. Além disso, segundo os especialistas, os benefícios para as crianças vão além. Entre eles está o desenvolvimento social e emocional, o aumento da autoestima, da segurança, da socialização, o aprendizado sobre partilhar experiências e de sentir empatia pelo próximo.

Aliado a isso, o processo das amizades ao longo dos anos, que segue para a vida adulta, garante a redução do risco de adoecer, segundo estudo da Universidade de Chicago. As pessoas solitárias têm um risco maior de desenvolver doenças como o Alzheimer. A felicidade também está diretamente ligada às amizades. Os cientistas das Universidades de Havard e da Califórnia fizeram um levantamento cujo resultado foi: 60% das pessoas que têm grandes amigos se dizem mais felizes. E todo esse otimismo, ainda ajuda na saúde no coração. Pelo menos 22% de quem mantém relações de amizade têm menos chance de se sentirem depressivas e correm menor risco de infartos.

Os benefícios da amizade segundo a ciência

  • Ajuda a reduzir o estresse.
  • Contribui para melhorar a saúde.
  • Quem tem amigos sente menos dor.
  • O coração se fortalece.
  • Os amigos nos ajudam a prolongar a vida.
  • Contribuem para a prevenção da obesidade.
  • A amizade ajuda a aumentar a percepção mental.

 

Tanta informação comprovada faz com que fique ainda mais clara a importância de cultivar os amigos. E é ao longo da infância que este hábito se forma e ganha força. Por isso é tão relevante que seja algo presente. É preciso educar as crianças com competências sociais favoráveis e positivas para que possam desenvolver boas amizades conforme crescem.

Nessa hora, os pais entram em destaque. Afinal, as crianças aprendem a partir da observação dos adultos. Seu filho é o seu reflexo. Por isso, desde cedo é importante que seja ensinado sobre a importância de valorizar os amigos, que desenvolva empatia e que tenha suas habilidades sociais estimuladas para que estabeleça relações. Estimule a criança a ter amizades, leia livros sobre o tema. Aos poucos, a criança irá entender a importância de ter bons amigos e, principalmente, de ser um bom amigo.

20 de julho – Dia do Amigo e Internacional da Amizade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *