FIQUE LIGADO

BLOG

Xô sujeira! Como tornar o ambiente da casa mais seguro para as crianças

23 de abril de 2020

Uma casa com crianças é sinônimo de brincadeiras e alegria, mas também de bagunça! Os pequenos adoram correr para lá e para cá, brincar no chão, andar descalços. Com isso, a limpeza e a organização precisam ser mais frequentes para promover o bem-estar dos pequenos e de toda a família, e manter o ambiente higienizado, evitando a propagação de vírus, bactérias e fungos.

Tirar o sapato antes de entrar em casa é uma atitude que pode evitar a entrada de microrganismos trazidos da rua. Ensinar isso desde cedo às crianças é uma ótima ideia. Porém, existem outros cuidados que precisamos tomar para fazer de nossa casa um ambiente seguro. Confira algumas dicas que separamos para você!

É preciso tomar cuidado com os produtos escolhidos, principalmente para o quarto das crianças e cômodos onde elas costumam ficar. Deve-se evitar aqueles que têm cheiro muito forte. O uso do álcool 70% é super recomendado, principalmente para limpar objetos, maçanetas ou o assento do vaso sanitário. Panos de microfibra são uma ótima opção para uma limpeza mais profunda. Sua textura absorve a sujeira e tem ótima absorção de líquidos.

Vale um alerta: temos que estar sempre de olho no local de armazenamento. As embalagens e a cor dos produtos chamam bastante atenção dos pequenos e se não estiverem em um lugar seguro e longe do seu alcance, podem causar acidentes.

Separe panos e luvas para cada cômodo

Um erro comum é passar o mesmo pano em todos os ambientes da casa e deixar o chão úmido secando sozinho. O recomendado é usar um pano limpo para cada cômodo e passar um pano seco logo em seguida, eliminando a umidade do piso, que faz com que as bactérias se proliferem. Quando passamos o mesmo pano em diversos espaços da casa, podemos ter a impressão de que a limpeza está feita, mas o que acaba acontecendo é que apenas levamos os microrganismos de um ambiente para o outro. Uma dica, portanto, é utilizar luvas e panos de cores diferentes, designando cada uma delas para um cômodo. Isso garante um espaço mais desinfectado.

As crianças costumam passar boa parte do seu tempo no quarto, seja brincando, estudando ou dormindo. Para manter o ambiente saudável, além de usar os produtos de limpeza adequados, é preciso lavar os bichinhos de pelúcia com regularidade para evitar o acúmulo de pó; trocar os lençóis duas vezes por semana e o travesseiro anualmente. Colocar a cama em uma posição que receba a luz solar e observar infiltrações nas paredes, um sinal de umidade, também contribuem para higienizar o ambiente.

Tire as crianças de perto

Mesmo usando álcool e produtos de limpeza mais suaves, sem cheiro forte, lembre-se que limpeza levanta pó e não é nada saudável para os pequenos. Por isso, quando limpar um cômodo – especialmente o quarto deles – o certo é tirar os pequenos do local, evitando alergias e outros problemas. E mesmo depois de finalizar a limpeza, só deixe que eles voltem 30 minutos depois. O ideal, portanto,  é aproveitar o tempo em que eles estão na escola ou brincando no jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *