FIQUE LIGADO

BLOG

Volta às aulas: como saber se você escolheu a escola certa para seu filho?

1 de fevereiro de 2023

As aulas estão começando, seu filho está de escola nova, descobrindo outros ambientes. Neste momento, sempre surge aquela dúvida: será que foi a escolha certa? Existem alguns pontos que os pais podem observar e que naturalmente vão trazer essa resposta, como o comportamento dos pequenos, o relacionamento com os coleguinhas e o cumprimento da proposta pedagógica, por exemplo. Tudo deve ser considerado.

É importante acompanhar bem de perto o desenvolvimento e o rendimento escolar dos nossos filhos. Isso vai nos trazer tranquilidade, aumentar a convicção ou, ao contrário, mostrar que está na hora de uma nova mudança. Veja algumas dicas que preparamos para te ajudar a fazer uma avaliação mais tranquila da sua escolha.

 

Converse com outros pais e colegas

A troca de ideias, de experiências e de percepções é importante para que se tenha mais segurança sobre o que se passa na escola. Por isso, converse com outros pais, ou mesmo com os coleguinhas do seu filho. Pese com isenção os aspectos positivos e negativos do que é dito.

 

Não deixe de frequentar a escola

Sempre que possível faça uma visita à escola, converse com professores, inspetores, diretores. Ouvir é sempre uma boa forma de avaliar. Não deixe de participar das reuniões e dos eventos. Sua observação também é indispensável para entender o que se passa na escola. Se ficou com alguma dúvida, retorne, faça perguntas, não leve para casa preocupações sobre temas que você pode esclarecer.

 

Avalie a proposta pedagógica

A metodologia de ensino, a linha pedagógica proposta pela escola certamente foi um fator importante na sua escolha. Se o seu pequeno está em uma escola tradicional é preciso ver se ele está absorvendo o conteúdo transmitido pelos professores, se está se adequando à rotina e às normas de disciplina, por vezes mais rigorosas. Se a sua opção foi por uma escola alternativa ou construtivista o que vale é ver como está a interação com os professores e como seu filho está construindo o próprio conhecimento de acordo com a sua individualidade e suas experiências no ambiente escolar.

 

A estrutura de apoio tem funcionado?

Além de professores, escolas contam com equipes multidisciplinares para garantir a segurança e o melhor desempenho dos pequenos. São pedagogos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas que cuidam da cantina, em alguns casos até médicos. Observar como esses profissionais de apoio estão trabalhando no dia a dia – e não apenas quando seu filho precisar – vai ajudar também na sua avaliação.

 

Como vão as atividades extracurriculares?

As crianças também precisam, além de estudar, se divertir. As atividades extracurriculares como aulas de artes e de música, teatro e esportes estão agradando seu filho? Como está o aproveitamento dele nesses momentos que devem ser prazerosos e descontraídos?

 

Observe a integração do seu filho

Por fim, a dica que talvez seja a mais importante: seu filho está se sentindo parte do grupo, está entrosado com os coleguinhas de classe e com a comunidade escolar? Compartilhar dos mesmos interesses, dos assuntos, frequentar os mesmos ambientes que os amiguinhos é importante par despertar na criança o sentido de pertencimento. É ruim quando você percebe que seu filho não acompanha os hábitos da turma, que tem dificuldade em fazer amigos. Isso pode, claro, comprometer até mesmo o aprendizado. E essa é a hora de pensar o que fazer, de procurar ajuda especializada para decidir que atitude tomar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *