FIQUE LIGADO

BLOG

Organização de gavetas: como otimizar o espaço e diminuir a bagunça

4 de dezembro de 2019

Mais cedo ou mais tarde, todas as mamães e os papais vão se debater com uma realidade: conforme os pequenos crescem, é necessário multiplicar os espaços para organizar a bagunça de roupinhas, sapatos e brinquedos. É uma tarefa complicada fazer com que as crianças assimilem que cada objeto pertence a um lugar, premissa básica da organização. Mas é preciso incentiva-los a guardar sempre aquele item no lugar onde acharam, cuidando assim da arrumação do ambiente.

Agora, quando a questão é organizar gavetas, a situação fica ainda mais difícil. É o momento, então, de a família adotar estratégias simples, que estimulem a disciplina e minimizem a desordem. Pegue um bloquinho, anote as dicas e mão na massa para a missão #XôBagunça!

  • Aposte nos organizadores. Úteis e fáceis de encontrar, eles organizam as roupas para otimizar o espaço e as mantém dobradas. São ótimos para arrumação de pequenas peças, como meias, calcinhas, cuecas e camisetas regata.
  • Cada coisa no seu lugar. Estipular uma gaveta para cada categoria é excelente e fácil de memorizar. Exemplo: primeira gaveta pijamas, cuecas ou calcinhas. Segunda gaveta, camisetas. Terceira gaveta, uniforme da escola. E assim vai!
  • Não esqueça os maleiros. Roupas volumosas, especialmente aquelas que não se usa sempre, ficam melhores dobradas e guardadas em maleiros. Dessa forma, não ocupam espaço nas gavetas.
  • A dobra certa. Dobrar bodies, calças e vestidos em “rolinhos” ou “colmeias” economiza espaço e facilita na hora de escolher as peças.
  • A vez dos cabides. Opte por organizar os vestidos e calças nos cabides. Assim, ocupam menos espaço no armário. Dica: prefira os cabides que comportam mais de uma peça.
  • Desapegue. Não guarde aquilo que não serve mais. Dê espaço para novos itens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *