FIQUE LIGADO

BLOG

O que é e como fazer um Pote da Calma

13 de abril de 2020

Você já ouviu falar no “Calming Jar”, em português Pote da Calma? Ele é um instrumento inspirado no método Montessori, para tranquilizar as crianças depois de uma crise de choro, briga, um momento de agitação, descontração, estresse, etc., assim elas aprendem a respirar fundo, fixar a concentração e se acalmarem para depois ouvir o que os pais ou professores têm a dizer, além de conseguirem se expressar e tentar explicar os motivos da sua frustração ou tristeza.

O Pote da Calma nada mais é do que um vidro ou plástico com tinta, glitter colorido e água, que quando agitado chama a atenção dos pequenos com as partículas de brilho na água, fazendo com que eles foquem no momento presente e consigam relaxar.

Trouxemos um passo a passo e algumas inspirações para você fazer um Pote da Calma para seus pequenos. Confira!

– 1 recipiente de vidro ou plástico transparente com tampa;
– 2 colheres (sopa) de cola glitter;

– 4 colheres (chá) de purpurina;
– 1 gota de corante alimentício da cor desejada;
– água quente.

Como fazer o seu Pote da Calma:

1 – Adicione a cola glitter e a água quente no recipiente (é importante não encher completamente para a água ter um espaço para ser agitada dentro dele).

2 – Mexa muito bem até que a cola glitter se dissolva na água.

3 – Logo após, adicione a purpurina e misture novamente. Por fim, é só adicionar a gota de corante e misturar mais uma vez.

É importante a tampa estar muito bem fechada, para não correr o risco dos pequenos ingerirem o líquido. Uma dica é passar cola quente na tampa para garantir que ela não vai se abrir. Para fazer uma versão portátil e carregar com você sempre que as crianças precisarem é só usar, por exemplo, uma embalagem de álcool em gel vazia.

E é isso! Seu Pote da Calma está pronto e as crianças vão adorar.

Veja algumas inspirações para você fazer o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *