FIQUE LIGADO

BLOG

Horta em casa: monte a sua mesmo sem jardim!

10 de março de 2021

Ter uma horta em casa não é privilégio somente de quem tem quintal, sabia? Ela pode ser adaptada de diversas maneiras, basta ter um espaço na sua casa ou apartamento que bata sol e está feito! Separamos algumas opções para você iniciar as plantações agora mesmo, e o que é o melhor: com a ajuda das crianças! Afinal, tem coisa melhor que inserir alimentos saudáveis na nossa rotina por meio de brincadeiras? Os pequenos vão adorar acompanhar a evolução das sementes!

Vasos e floreiras

Vasos de diferentes tamanhos servem para o plantio de ervas e hortaliças. Para leguminosas, é necessário que o recipiente seja maior. Disponha um ao lado do outro para facilitar a limpeza e a irrigação. As floreiras também são excelentes opções. Faça um cercadinho para proteger o espaço, evitando que os pets cavem ou que as crianças muito pequenas se aproximem – elas podem comer a terra ou arrancar as folhinhas por curiosidade.

Caixas de madeira

Se você possui um pouco mais de espaço, caixas de madeira e pallets são a melhor opção. No mesmo espaço, você pode plantar hortaliças e leguminosas diferentes, como hortelã, salsinha, couve e cenoura. Faça plaquinhas identificando o espaço de cada espécie, assim facilita o acompanhamento do crescimento.

Itens recicláveis

Garrafas pet podem render vasinhos super úteis para a montagem da horta. Porém, muito cuidado ao cortar as garrafas, essa tarefa deve ser feita por adultos. A garrafa pode ser cortada na horizontal ou na vertical. Para esses espaços menores, o ideal é plantar salsinha, cebolinha, alface, manjericão ou orégano.

Horta vertical

A horta vertical vem ganhando muita atenção de quem mora em apartamento e tem uma “parede livre” na sacada ou varanda. Já existem no mercado estruturas prontas, com vasinhos de diversos tamanhos e adaptáveis, de madeira ou plástico. O espaço deve ter uma boa exposição solar e a estrutura não deve ficar muito alta, impedindo assim a irrigação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *