FIQUE LIGADO

BLOG

Homeschooling: dicas para adultos e crianças

8 de julho de 2020

Se você é mãe, pai ou cuidador de alguma criança em idade escolar, com certeza está convivendo com o Homeshooling, uma prática que virou quase obrigatória, devido a pandemia do COVID-19.

Homeschooling: ensino doméstico.

 Modalidade que consiste em pais ou responsáveis pela criança ensinarem em casa o conteúdo educacional, sem que ela esteja matriculada em uma escola. 

A expressão tem sido usada informalmente no contexto atual para falar dessa situação de educação a distância, com pais e mães atuando como “professores” de seus filhos. 

Os desafios são grandes, não só para os adultos, que mesmo com sua atividade profissional e trabalho doméstico ainda precisam acompanhar as crianças em suas aulas e tarefas, mas também para os pequenos, que precisam manter o foco e o nível de aprendizado fora do ambiente escolar.

Estudando em casa: como ajudar a criança a ficar focada

Crie um ambiente de estudos
Ter um ambiente próprio para estudar em casa é essencial para a criança nessa nova rotina. O ideal é que seja um ambiente silencioso, com mesa e cadeira confortáveis. Mas, caso sua casa seja pequena, ou no quarto das crianças não tenha espaço, é possível adaptar até a mesa da cozinha, por exemplo. 

Outra dica é colocar a criança para estudar no mesmo cômodo em que os pais estão trabalhando, criando um momento em família. Pense que da mesma forma que você pode estar enfrentando dificuldades em ser produtivo e manter o foco, seu filho ou filha também pode estar e esta é uma oportunidade de vocês se ajudarem e de mostrar aos pequenos como lidar com deveres e obrigações.

Reserve uma hora do seu dia para as tarefas
Ajudar nas tarefas já era rotina para muitos pais e mães. Reserve uma hora do dia para sentar-se com as crianças e perguntar sobre as aulas, o que foi ensinado, se ficou alguma dúvida e quais as tarefas do dia. Isso estimulará o pequeno a ficar mais atento nas aulas, já que, terá de contar o que aprendeu para você.

Dicas de Homescholling para os adultos

Antes de mais nada, pare, respire e tente não pirar! Sabemos que nem sempre é fácil lidar com a energia acumulada e a ansiedade das crianças ao estudar em casa.

Entenda as dificuldades das crianças
As crianças, principalmente no ensino infantil, têm na escola um dos poucos ambientes de socialização fora do âmbito familiar. É lá que, além de aprender, brincam, fazem amigos e formam parte da sua personalidade. Por isso, na cabecinha delas, é difícil processar o ambiente de estudo em casa, sem todas essas variáveis. 

Para ajudar, é preciso que você observe e corrija o que está atrapalhando:

– Excesso de energia: estimule as brincadeiras físicas, longe de dispositivos multimidias. Aposte também naquelas que irão desenvolver a criatividade e desafiar seus conhecimentos como jogos de tabuleiro, pintura e atividades manuais.

– Falta de rotina: com tudo muito em casa, o dia-a-dia familiar corre o risco de parecer um eterno final de semana. Mas para os pequenos, manter pequenas rotinas como hora de dormir, acordar e se alimentar, ajudam também no estudo.  Tente manter os mesmos horários que a criança tinha com aulas presenciais.

– Distrações na casa: além da TV e dos games é possível que na hora de estudar crianças também se distraiam com seus irmãos ou seu pet. Por isso, o ideal é que na hora da aula, fiquem em cômodos diferentes. Coloque seu filho que não está sem aula para fazer alguma atividade lúdica ou educativa, assim, ele se ocupará enquanto o irmão estuda.

Converse com a escola
As escolas também estão se adaptando ao estudo em casa, por isso, conversar com a diretoria e professores é essencial para que se possa chegar à melhor metodologia de ensino. Elogie o que está dando certo, mas também fale das dificuldades e ofereça sugestões. Temos certeza que tudo será ouvido e implantado na medida do possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *