FIQUE LIGADO

BLOG

Hiperêmese gravídica: conheça mais sobre essa condição rara

11 de junho de 2019

Você já ouviu falar sobre hiperêmese gravídica? Essa é uma condição rara que surge no primeiro trimestre da gravidez, onde a mulher passa por vômitos e náuseas intensos, frequentes e persistentes. A causa é uma sensibilidade maior ao hormônio beta-HCG, que passa a ser produzido pelo ovário depois que acontece a concepção.

Segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a Febrasgo, de todas as grávidas, entre 0,3 e 3%, passam por essa situação. Em função dos sintomas, a hiperêmese gravídica também impede a mamãe de se alimentar como o esperado e ter uma rotina normal. Sendo assim, durante esse primeiro trimestre, a gestante não consegue se alimentar, nem ingerir líquidos sem passar mal. Em níveis mais altos, a condição pode levar a uma desidratação, distúrbios metabólicos e perda de peso. Mas, quando acompanhada por médico e tratada, são raros os casos em que o problema afeta o desenvolvimento do bebê.

Segundo especialistas, para os casos de hiperêmese não existe prevenção, pois cada organismo reage de uma forma diferente para as alterações hormonais durante e gestação. Por isso, é tão importante acompanhamento médico e de um nutricionista nesse período.

Famosas como Tatá Werneck e Fernanda Lima têm hiperêmese gravídica e compartilharam suas experiências em entrevistas e nas redes sociais. A princesa Kate Middleton também foi outra celebridade que passou por essa condição rara durante a gestação do último filho, Louis Arthur Charles.

 

Fontes: https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Vida-de-gravida/noticia/2019/04/hiperemese-gravidica-entenda-o-que-e-condicao-enfrentada-por-fernanda-lima-e-tata-werneck.html

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/hiperemese-gravidica/

https://bebe.abril.com.br/gravidez/o-que-e-hiperemese-gravidica/

https://revistacrescer.globo.com/Pais-famosos/noticia/2017/10/kate-middleton-aparece-pela-primeira-vez-apos-anuncio-de-gravidez.html

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/hiperemese-gravidica

https://noticias.r7.com/saude/hiperemese-gravidica-causa-fortes-nauseas-na-gestacao-saiba-mais-13042019

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *