FIQUE LIGADO

BLOG

Dicas para economizar na compra do material escolar.

3 de janeiro de 2022

Todo início de ano, com a volta às aulas, vem o desafio de comprar o material escolar sem estourar o orçamento familiar. Mas, apesar da variedade de preços entres as lojas, a quantidade de opções de produtos e as preferências de cada criança, economizar sim, é possível. E pode ser muito mais fácil do que você imagina! 

Se você está à procura de dicas para te ajudar nessa tarefa, chegou ao lugar certo! Preparamos sete dicas para você economizar na compra do material escolar. E deixar seus filhos satisfeitos, é claro.

Reaproveite materiais que você já tem em casa

Antes de sair às compras, não deixe de conferir o que o seu filho já tem aí em casa. Muitos itens, como por exemplo, estojo, régua, apontador, tesoura e mochila podem ser reutilizados de um ano para o outro, já que apresentam durabilidade maior e permanecem em bom estado por muito mais tempo. 

Faça uma lista e defina o orçamento

Após verificar o que a criança vai mesmo precisar, faça uma lista de todos os itens que terá de comprar e defina um orçamento, faça uma estimativa do que você pode ou quer gastar. Dessa forma, você garante que nenhum item ficará de fora, e ainda reserva o limite de gastos ideal e sem apertar o seu bolso.

Pesquise os preços em diferentes lojas

Pesquise os preços em diferentes lojas. O ideal, se você tiver um pouco mais de tempo, é alternar a compra em diferentes lojas, priorizando sempre o local onde estiver com o preço mais atrativo de cada produto. Mas se o tempo é curto, faça uma média geral, de todos os preços, e vá onde a soma tem valor mais baixo.

Uma excelente alternativa é realizar a pesquisa em lojas virtuais, que geralmente oferecem preços com ótimos descontos! E mesmo comprar via e-commerce. 

Compre apenas o que estiver na lista

Mantenha o foco na hora da compra e compre apenas o que estiver na lista. As lojas estão recheadas de opções chamativas, mas que geralmente possuem um custo maior, ou até mesmo, estão fora da lista de materiais. Assim você evita gastos desnecessários ou, até mesmo, a compra de itens que a criança acabará não utilizando ao decorrer do ano. 

Prefira livros usados

Os livros geralmente são os itens que deixam os pais de cabelo em pé, já que costumam ser a parte mais cara da lista. Para não fugir do orçamento procure por opções de livros usados para os seus filhos. Alguns pais organizam uma espécie de clube em que os livros de uma turma mais adiantada são oferecidos à turma seguinte da mesma escola, a preços acessíveis. Mas você também pode procurar em feiras de livros, sites de livros usados e em sebos pela sua cidade. 

Saia às compras com antecedência 

Quanto mais cedo você for às compras, mais economia você terá em seu orçamento. Não deixe para última hora, pois quanto mais próximo da volta às aulas, mais altos serão os valores dos produtos. Por isso, mesmo em meio a correria do dia a dia, separe um tempo com antecedência, pesquise e garante todos os itens necessários

Converse e negocie cada item  do material escolar com os pequenos.

Sempre converse e negocie com os pequenos, especialmente buscando alternativas em relação a produtos licenciados de personagens que costumam apresentar um preço mais elevado. Uma boa proposta, para deixar as crianças contentes e gastar menos, é comprar apenas um item com o personagem favorito, como a lancheira e estojo, por exemplo, e os demais materiais de temas neutros, com estampas variadas. Dessa forma, você evita possíveis frustrações, exercita a educação financeira desde cedo e cria uma relação saudável. 

Viu só como é possível economizar e garantir tudo o que o seu filho precisa para começar o ano animado? Anote as dicas, boas compras e um ano de muito aprendizado para os pequenos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *