FIQUE LIGADO

BLOG

Dicas para ajudar seu filho a se recuperar na escola se o 1º semestre não foi bom

19 de agosto de 2022

O período escolar pode ser complicado. Mas quando o desempenho dos nossos filhos não acontece da forma esperada não adianta se desesperar, o ideal é manter a calma, tentar entender o que aconteceu e ajudar da melhor forma possível. Para isso trouxemos algumas dicas que podem ser úteis para colaborar nessa recuperação.

  • Crie uma rotina de estudo

As atividades da rotina devem ser elaboradas juntamente com a criança, contemplando as coisas que ele já faz no dia a dia, mas tentando separar um tempo maior para questões escolares. É importante que esse planejamento seja balanceado pois ele não vai conseguir se concentrar o dia todo, sendo essencial momentos de descanso e lazer.

  • Faça atividades escolares com seu filho

Fazer as atividades junto com seu filho ajuda a identificar quais são as dificuldades que ele está tendo, se em alguma matéria específica ou mais geral. Porém, atenção, auxilie a criança mas não faça nenhum dever ou atividade no lugar dela, é importante que ela entenda que aquilo é responsabilidade dela e se esforce o máximo possível.

  • Converse com os pequenos

Esse é o item mais importante da lista. Converse com seu filho sobre o desempenho dele e tente entender a causa do mau rendimento. Pode ser que ele esteja com problemas com os colegas da escola ou até com problemas pessoais e em casa que estão afetando seu dia a dia escolar.

  • Incentive e premie o esforço

Você pode incentivar seu filho de várias formas. Dê os parabéns pelas suas conquistas, mesmo que pequenas, reforçando que o que importa é o esforço, ainda que se erre algumas vezes.  Pequenas recompensas como “se você tirar uma boa nota nós vamos ao parque no fim de semana”, também podem ser bem-vindas.

  • Procure ajuda na escola

Caso você esteja percebendo o esforço do seu filho e vendo que mesmo assim ele não consegue melhorar, ou se você percebeu algo estranho durante a conversa ou no comportamento da criança entre em contato com a professora ou com a coordenação da escola para ver o que pode estar acontecendo. Eles podem ajudar a perceber sinais de alguns distúrbios, como TDAH, por exemplo.

Lembre-se: o mais importante é estar sempre ao lado da criança para que ela sinta que pode contar com você nos momentos de dificuldade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *