FIQUE LIGADO

BLOG

Dia Mundial da Infância (21/3): precisamos conversar sobre isso!

21 de março de 2019

Embora o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, seja mais conhecido por todos, existe outra data relacionada ao público infantil com uma proposta muito importante. É o Dia Mundial da Infância, celebrado sempre em 21 de março. A data foi instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos das crianças e também sobre as condições econômicas, sociais e educacionais em que vivem.

Além de muito amor, carinho e atenção, crianças precisam de cuidados específicos como alimentação, saúde, higiene, educação, moradia e respeito. Esses não são deveres apenas dos pais e/ou responsáveis, mas sim de toda a população. Na sua casa e na sua comunidade, os direitos das crianças são respeitados?

A pesquisa “Pobreza na Infância e na Adolescência”, divulgada pela Unicef em agosto do ano passado, aponta que 61% das crianças e dos adolescentes brasileiros são afetados pela pobreza, em suas múltiplas dimensões. Ou seja, a pobreza na infância e na adolescência vai além da renda. É preciso observar o conjunto de privações de direitos a que meninas e meninos são submetidos. Entre os aspectos analisados, o saneamento é a privação que afeta o maior número de crianças e adolescentes (13,3 milhões), seguido por educação (8,8 milhões), água (7,6 milhões), informação (6,8 milhões), moradia (5,9 milhões) e trabalho infantil (2,5 milhões).

Quer saber mais? Sugerimos a leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei nº 8.069, no dia 13 de julho de 1990. Clique aqui para conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *