FIQUE LIGADO

BLOG

Dia do Amigo: Estimule seu filho a ter amigos! É importante para o desenvolvimento da criança

20 de julho de 2023

Dia 20 de junho é o Dia do Amigo. E cultivar boas amizades, todos nós sabemos, é essencial em nossas vidas. Solidariedade, coleguismo, confiança e empatia são alguns dos sentimentos que surgem a partir dos relacionamentos que desenvolvemos. Se isso vale para os adultos, não é diferente para os pequenos.  

Ter amigos na infância, seja na escola, no condomínio, no clube ou na pracinha, é fundamental para a evolução da criança. Mas você sabe de verdade que benefícios isso traz? E como pode ajudar seu filho a fazer amizades e a enfrentar as perdas? É sobre isso que falaremos hoje. Vamos lá? 

Benefícios da amizade na infância 

A criança que faz amizades aprende desde cedo questões que vão marcar a sua vida no futuro. O relacionamento entre os pequenos é importante para estimular a capacidade de comunicação, criar laços de afetividade e companheirismo o que gera sentimentos positivos e contribui para desenvolver a sociabilidade. Também abre espaço para as diferenças de opinião, de gostos e de vontades, o que prepara os pequenos para enfrentar situações de conflito buscando encontrar pontos de convergência.  

 

Estimule seu filho a ter amigos 

Crianças, normalmente, não têm dificuldade de se relacionar. Mas a timidez, por vezes, pode ser um fator dificultador. Por isso, cabe aos pais possibilitar que encontros com crianças aconteçam. Chamar coleguinhas de escola para brincar em casa, descer com os pequenos para o playground do condomínio e estimular atividades extras como aulas de dança ou judô por exemplo, são algumas formas de estimular os relacionamentos.   

Um outro ponto importante é buscar a diversidade das amizades. O ideal é que nossos filhos se relacionem com crianças da mesma idade. Mas que venham de ambientes diferentes – a escola, o prédio, a pracinha. Isso possibilitará diferentes oportunidades de interação influenciando de forma diferente o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos pequenos. Será uma troca de experiências certamente ainda muito mais rica. 

O que fazer quando o amigo se afasta 

Não é raro que relações muito próximas sejam interrompidas em algum momento. Seja porque o coleguinha trocou de escola, pela mudança da família para outro prédio, outro bairro ou outra cidade. O diálogo franco e claro com os pequenos é o melhor caminho. Mesmo esse sentimento de perda é importante para a formação da criança, preparando-a para relações e situações futuras com as quais necessariamente terá de conviver. 

Contudo, entendemos que a amizade na infância é um grande incentivador para o  desenvolvimento emocional  e também prepara a criança para o convívio em sociedade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *