FIQUE LIGADO

BLOG

Dia da Educação Família x Escola

23 de abril de 2019

Em um mundo onde todos estão ocupados e acelerados demais, quando o assunto é educação eu me pergunto: quais são as responsabilidades da família e da escola? Avaliando o atual cenário, é comum encontrarmos crianças que passam muito mais tempo na escola do que com a família. Percebemos também pais cada vez mais omissos, cansados e ocupados. E por isso a confusão: quem ensina o quê?

À família cabe passar aos filhos seus princípios e valores. Ensinar sobre o que é certo e errado, direitos e deveres. Mostrar que é necessário cumprirem regras, respeitarem horários, exercerem a gratidão. Ela exerce o papel da educação não formal, onde transmite conhecimento, informação, hábitos e valores, e cria condições para a experiência. Cabe a ela as regras básicas de boas maneiras e de boa convivência.

Já a escola possui objetivos claros e específicos, mas também reforça esses valores e instrumentaliza as experiências e conhecimentos. Cabe à escola a educação formal, onde não ensina apenas matemática, português, história e, sim, influencia o desenvolvimento contínuo da aprendizagem, da capacidade física e intelectual de forma sistematizada.

Sendo assim, ambos possuem sua importância e se complementam. Portanto, para educar precisa-se trabalhar em parceria, em conjunto, mas cada um desempenhando seu próprio papel. Reconhecer isso e carregar suas responsabilidades que é o desafio. Vale ressaltar que a escola é o ambiente da aprendizagem, ela é passageira. No entanto, a família é o centro da educação, e ela é para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *