FIQUE LIGADO

BLOG

#brincardeque: DIY – Painel de Atividades para crianças

29 de agosto de 2019

Hoje vamos brincar de quê? A nossa série neste mês traz uma opção de atividade “DIY”, ou seja, faça você mesmo. E o mais bacana é poder chamar a criançada para colocar a mão na massa com muita diversão e aguçando a criatividade. Você já ouviu falar sobre os painéis de atividades para crianças?

Inspirados na metodologia Montessori, eles propõem que os pais ensinem aos pequenos para que servem alguns itens simples e que são muito utilizados no dia a dia, como por exemplo: fechadura, chaves, campainhas, telefones, calculadoras, relógio, botões e outros.

Mas o que é o Método Montessori?

Resultado de pesquisas científicas e empíricas da médica e pedagoga Maria Montessori, o método prevê autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Integra o movimento das Escolas Novas, que se opõe ao ensino tradicional, trabalhando com estímulos adequados para cada idade e respeitando a individualidade de cada criança.

Portanto, alinhado ao método montessoriano, o nosso DIY de hoje contribui para o desenvolvimento da curiosidade tátil natural das crianças, em que a cada nova sensação é feita uma descoberta que encanta. Essa atividade pode ser realizada com crianças a partir dos 18 meses e as peças podem ser trocadas conforme o interesse, a curiosidade e a fase de vida do seu filho, renovando a brincadeira de tempos em tempos e estimulando a criatividade. Para este primeiro painel, vamos precisar de:

 

  1. Um painel de madeira, cortiça ou plástico duro;
  2. Tesoura;
  3. Cola quente ou fita dupla face;
  4. Itens que você utiliza no dia a dia e que seu filho ama (talheres e outros utensílios de cozinha, fechaduras, chaves, cadeados, ferramentas, telefone, botões, zíper, fios e linhas, entre outros);
  5. Revistas e jornais para ajudar na composição do fundo do painel.

 

Com isso em mãos, é só deixar a criatividade rolar. E o mais bacana é poder reaproveitar itens da sua casa ou da casa de amigos e familiares que seriam descartados. Confira abaixo ideias para inspirar o seu Painel de Atividades:

 

 Mas, atenção! 

É muito importante que essa brincadeira seja acompanhada de um adulto atento ao manuseio dos materiais junto à criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *