FIQUE LIGADO

BLOG

As crianças e os livros

20 de junho de 2018

Ah, aquele cheirinho de livro novo, aquelas páginas amassadas… Os livros incentivam a imaginação, a criatividade, colaboram com o processo da linguagem e da escrita, trabalham a concentração e trazem diversos outros benefícios.

Eu amo ler e acho incrível a magia de ser transportada para um mundo de conhecimento sem sair do lugar. Mas será que seus filhos terão isso?

Crianças são introduzidas a eletrônicos tão precocemente que isso é algo que me preocupa muito. O tempo inteiro, elas são estimulas com desenhos animados, cores, luzes e sons, enquanto o livro torna-se algo entediante, afinal de contas, o livro não se move, não fala, não “faz nada”. E se as crianças não forem incentivadas a ler, como serão na escola? Os livros continuam sendo a base do aprendizado, não podemos achar que tudo está no Youtube e está tudo bem. Quem se lembra da época em que fazíamos pesquisas em bibliotecas e barsas? Hoje basta colocar no Google, pois lá estão todas as respostas do mundo.

Com isso, as crianças estão deixando de investigar, questionar, trabalhar seu espírito crítico, a cidadania e a criatividade, pois acreditam que se está ali, está tudo bem. Ainda há tempo, incentive seus filhos a lerem e leiam também, exemplos são mais fortes que palavras!

Já pararam pra refletir sobre isso?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *