FIQUE LIGADO

BLOG

Saúde Bucal Infantil

11 de setembro de 2019

Ah! Mas é apenas um dente de leite!

Quantas vezes você não ouviu um comentário desse tipo? Uma cárie aqui, um acúmulo de tártaro ali, um desalinhamento na dentição. A tendência dos papais e mamães muitas vezes é relevar problemas desse tipo enquanto os dentes definitivos não nascem. Mas muita atenção: o cuidado com os dentes de leite do seu filho é essencial para garantir uma boa saúde bucal no futuro.

Mas qual o papel do dente de leite, afinal?

É com essa primeira dentição que a criança aprende a morder, a mastigar e a falar corretamente. Os dentinhos provisórios são um prenúncio do que virá pela frente, a partir dos seis anos, quando começam a cair. Eles é que guardam o espaço para os dentes permanentes, funcionando como uma espécie de “guia” para que nasçam perfeitamente.

Portanto, não deixe de dedicar carinho e atenção aos dentes dos pequeninos. Alguns conselhos dos especialistas precisam ser levados em conta:

 

 

Uma dúvida que sempre surge é o momento de deixar o seu filho escovar os dentes sozinho. Deixe que isso aconteça naturalmente, que ele tome a iniciativa de pedir. Mas é indispensável que você acompanhe de perto, escovando uma segunda vez se achar necessário. De uma forma geral, somente a partir dos oito anos as crianças têm condições de escovar direito os dentes.

Por fim, anote na sua agenda: visitas regulares ao odontopediatra são importantíssimas para acompanhar a evolução dentária. Pesquisas da Associação Brasileira de Odontologia comprovam que crianças que têm cárie nos dentes de leite estão mais sujeitas a ter problemas também na adolescência e na idade adulta. A prevenção, portanto, vai fazer toda a diferença no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *