FIQUE LIGADO

BLOG

7 coisas simples e que deixam uma criança feliz

16 de julho de 2018

É muito comum a gente se desgastar, trabalhar muito para oferecer coisas para nossos filhos. O melhor estudo, os melhores brinquedos, as melhores atividades extra-curriculares. Termos o sentimento de que nunca é o suficiente e estamos o tempo inteiro nos sentindo pressionados pela sociedade e principalmente por nós mesmos.

Mas o que exatamente estamos dando a eles? O melhor de que? O melhor pra quem? Depois de alguns estudos e reflexões listei 7 coisas simples que deixam uma criança feliz e muitas vezes esquecemos.

1 – Muitos abraços
Abraçar reforça emoções positivas, aumentam a autoestima, demonstram carinho, afeto e cuidado. Abraçar é de graça, não gasta e você pode fazer muitas e muitas vezes.

Abraçar não doi, não machuca. É bom pra quem recebe e muito melhor pra quem dá.

2 – Ser ouvida
Ouvir reforça a autoestima, a segurança. Demonstra carinho, cuidado e respeito pelas emoções e pela vida do seu filho. Isso mesmo, ouvir. Simplesmente parar para ouvir. Desde histórias inventadas a perguntas simples de qual foi a melhor parte do seu dia, qual exercício mais difícil na escola. Ouvir é algo simples mas que carrega um valor inestimável e único para seu filho. No mundo corrido que vivemos, ouvir seu filho pode ser a maior demonstração de afeto que você pode fazer e também é de graça!

3 – Se sujar
Se sujar reforça o sistema imunológico. Crianças superprotegidas são mais propensas a doenças e alergias. Criança suja é criança feliz. A infância acaba quando você se importa mais em se sujar do que em se divertir. Se sujar faz bem! Na lama, na tinta, na terra… aprender sobre texturas, cores e sensações faz bem pro seu filho e pra você também. Se sujar também pode ser de graça, legal né!

4 – Brincar ao ar livre
Brincar melhora sua concentração, memória e o processo de aprendizagem. Brincar ao ar livre permite que a criança aumente a coordenação motora, permite que elas desenvolvam capacidades lógicas e se socializem.

5 – Acordá-lo com beijos
Acordar seu filho com beijos e carinho fará com que se sinta amado e contribuirá para que ele tenha um bom dia. Começar o dia com demonstrações de afeto fará com que ele se sinta mais seguro e confiante para enfrentar o dia. Afinal de contas, você prefere ser acordado com alguém te beijando e dizendo o quanto te ama e desejando um bom dia ou alguém gritando no seu ouvido, causando um stress antes mesmo do dia começar?

E adivinhe só: não custa nadinha. Não precisa economizar no beijinho não.

6 – Mover-se o tempo todo
Seu filho não para quieto um segundo? Que ótimo! Ele é uma criança ativa, que gasta energia e se mantém em forma. Você já parou pra refletir que a infância é o momento mais importante da vida dele? Que ela tem um grande impacto na sua vida no futuro? E quanto mais você estimula para que ele gaste energia, mais ele estará propenso a fazer atividades físicas e ter uma vida mais saudável no futuro? Então deixa ele correr, brincar, pular, subir, descer… estimule atividades que faça com que ele gaste energia. É bom, pra ele, é bom pra você e é … grátis!!!!!!

7 – Participar da rotina
Fazer com que as crianças participem e contribuam com as atividades da casa faz com que elas se sintam importantes, úteis, melhora sua concentração, seu senso de responsabilidade, colabora no processo de aprendizagem, reduz o nível de ansiedade e stress e traz a sensação de pertencimento.

Integrar seu filho na rotina da casa não é obrigar a fazê-lo. É fazer do lado, fazer junto, pedir ajuda. Não importa a idade. Ajuda arrumando a mesa do jantar, guardando a roupa no armário, fazendo o bolo da tarde. Crianças gostam de colaborar e mais ainda quando a agradecem por cada pequeno esforço. E acredite em mim, também não tem custo nenhum.

São 7 coisas simples, sem custo que gerarão um resultado incrível para seu filho: felicidade!
Experimente agora mesmo e conte depois!

3 comentários em “7 coisas simples e que deixam uma criança feliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *