Brincadeira Ideal para Cada Idade

09 de outubro de 2019 -

Hora de brincar! Escolha a brincadeira ideal para cada idade e fase de desenvolvimento

A hora da brincadeira, sem dúvidas, é a preferida de 10 entre 10 crianças, independentemente da idade. Mas, muito mais do que diversão, brincar pode ser um momento de aprendizado e desenvolvimento psíquico, motor e social dos pequenos.

Por isso, é importante que os pais e cuidadores das crianças escolham, não apenas brincadeiras adequadas para cada idade, como também, aquelas que vão ajudar e estimular no seu crescimento e desenvolvimento.

Hoje trouxemos dicas de brinquedos e brincadeiras para cada faixa etária da criança. Lembrando que isso é bem flexível, apenas uma indicação, já que cabe aos pais e educadores entenderem em que fase a criança está e até onde ela pode e deve ser estimulada.

De 0 até 18 meses

Nos primeiros meses de vida os bebês ainda estão descobrindo a si e ao mundo ao seu redor. Por isso, se interessam por tudo que pode estimular seus sentidos. Brinquedos musicais, como os móbiles; aqueles que têm texturas, como mordedores; e os de borracha, seguros e fáceis de manipular, são os mais indicados.

Na fase da consciência corporal, que vem logo em seguida, o bebê começa a se virar sozinho, engatinhar e, quando você menos espera, já está andando! Aqui, é importante estimular justamente o desenvolvimento motor, por isso músicas com dancinhas e palmas são muito bem-vindas.

Além disso, outras atividades que podem despertar o interesse do seu bebê nessa fase são grandes blocos de encaixar , brinquedos coloridos e até mesmo espelhos. Sim, espelhos! Colocar seu pequeno para ver sua imagem refletida vai despertar a curiosidade dele por horas e render muitos momentos de fofura para você.

De 1 até 2 anos

Nessa idade as crianças já correm e brincam sozinhas e estão na fase da fantasia. Estimular a imaginação e libertar a criatividade rende boas brincadeiras. Deixe a imaginação dos pequenos fluir e entre na onda sempre que possível.

Desenhos são mais do que recomendados nessa fase, seja com tinta guache, giz de cera ou lápis de colorir. Histórias de faz de conta também são perfeitos, faça teatrinhos, se possível utilize fantoches e bonecos para a brincadeira ficar mais lúdica.

 

De 3 até 5 anos

Ainda na fase de fantasia, meninos e meninas nessa idade começam a se identificar com seus personagens preferidos. Quem nunca viu aquela criança toda fofa, fantasiada passeando no shopping, não é mesmo?! É exatamente nessa fase que isso acontece.

Aqui os pequenos já começam a mostrar mais a sua personalidade e os seus gostos. O momento da brincadeira se torna uma forma de expressar seus sentimentos, por isso, invista em brincadeiras em que é possível criar: colagem, massinha, blocos de montar e até mesmo inventar a própria fantasia são boas sugestões.

De 5 até 8 anos

Aqui as crianças já começaram a freqüentar a escola e estão desenvolvendo as habilidades de leitura, contas e raciocínio lógico. Elas também já entendem regras e estão aprendendo o conceito de trabalho em equipe.

Para tornar o momento da brincadeira algo para toda família, e estimular o aprendizado, os jogos de tabuleiro são a escolha perfeita! Os temas e os formatos são variados, o que faz com que até a hora da escolha possa se tornar um momento de diversão.

Outras brincadeiras muito bem-vindas aqui são os quebra-cabeças, o jogo da mímica e o famoso “stop”, que vão estimular o pensamento rápido e raciocínio lógico da criança.

10 anos ou mais

Quando as crianças completam os 10 anos, costumamos dizer que já são pré-adolescentes e começam a vivenciar todas as transformações dessa fase. O que desperta interesse nessa fase são os jogos eletrônicos, computadores e celulares. O que acaba gerando um dilema para os pais. Uma forma de contornar isso é incluir a criança em atividades de socialização como a prática de esportes, aulas de música, dança ou teatro. É a hora de conversar com seu filho e buscar, juntos, o que mais for adequado para ele.

Calesita A Calesita Brinquedos conta com uma equipe de assessoria que também colabora na produção de conteúdo exclusivo para o website “Estar Presente”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *