Os melhores livros infantis para cada idade
27 de agosto de 2025

Ler para uma criança é abrir uma porta para um mundo de imaginação, aprendizado e afeto. Mas, para que a leitura seja prazerosa, é importante escolher livros que façam sentido para a idade e fase em que ela está.
0 a 2 anos – Livros para explorar com todos os sentidos
Nessa fase, a leitura é mais sobre brincar e interagir. Livros de pano, plástico ou cartonados, com páginas resistentes, cores vibrantes e poucas palavras, são ideais. Exemplos: Jacaré, não! (Antonio Prata e Talita Hoffmann) e Amiguinhos do Mar (Belli, Roberto; Belli Studio).
3 a 5 anos – Histórias que encantam e divertem
Aqui, as crianças adoram rimas, repetições e personagens engraçados. Histórias curtas e bem ilustradas prendem a atenção. Vale conhecer A Lagarta Muito Comilona (Eric Carle) e O Sapo Bocarrão (Keith Faulkner).
6 a 8 anos – Leitores iniciantes
Eles já conseguem ler pequenas frases e acompanhar narrativas simples. É hora de apresentar livros com capítulos curtos e mais texto, como Coleção Gato e Rato (Mary França e Eliardo França) ou Diário de um Banana (Jeff Kinney – volumes iniciais).
9 a 12 anos – Aventuras e reflexões
Aqui, os livros podem ser mais longos e com temas que estimulem a reflexão. Boas pedidas são O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos e Jayme Cortez) e As Crônicas de Nárnia O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa (C.S Lewis).
Dica extra: deixe a criança escolher também. Muitas vezes, aquele livro que você acha simples demais pode ser o que mais desperta o gosto pela leitura.