VOCÊ SABIA?

Durante o mês de novembro, instituições ligadas ao tratamento do câncer infanto-juvenil promovem o “Novembro Dourado” com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico antecipado. Este movimento também tem o objetivo de cobrar políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce e tratamento.

INFORMAÇÃO

A arma secreta contra o câncer, através dela podemos vencê-lo.
Fique atento a quaisquer sintomas e visite o pediatra regularmente. Segundo profissionais do meio oncológico, o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil oferece chance de cura para 90% dos casos - daí a importância dos pais e educadores estarem atendos aos sintomas que podem retornar com frequência nas crianças.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

  • Febre inexplicável
  • Vômitos frequentes e principalmente matinais
  • Perda de peso rápida e excesíva
  • Problemas visuais
  • Manchas roxas e caroços pelo corpo
  • Tonturas

SORRIR É IMPORTANTE.
BRINCAR É FUNDAMENTAL.

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), referência no tratamento da doença, cerca de 10 mil crianças e adolescentes, em média, são afetados anualmente pela doença no Brasil. São pacientes que, muito além das estatísticas, são indivíduos, meninos e meninas que tem histórias de vida particulares.

Histórias que marcam, que emocionam e inspiram. Histórias que mostram, mesmo nos momentos mais difíceis, que acreditar é possível.

Exatamente por pensar dessa forma, que a Calesita, num trabalho conjunto com a Associação Catarinense de Apoio às Pessoas Portadoras de Câncer, em Joinville, decidiu este ano contar um pouco dessa realidade.

Revelar histórias como a de Davi, Felipe e Igor, pacientes apoiados pela ACPC.
A descoberta da doença mudou a rotina de suas famílias, causou dificuldades mas não reduziu a vontade desses jovens em sobreviver. Em comum esses meninos e meninas exibem a força para enfrentar o câncer, a disposição de não abrir mão do futuro.

“Sempre há alguém para te dar a mão e apoiar, a vida não para por causa de um diagnóstico”, resume Igor, 16 anos, curado de um tumor cerebral após cinco anos de luta contra a doença.

O tratamento é penoso, quimioterapia, radioterapia, cirurgias fazem parte do dia-a-dia dessas crianças. Mas enfrentar o problema de frente é fundamental.
“Não espere! Insista no diagnóstico, tenha força, coragem e fé”, resume Cleusa, mãe do pequeno Felipe, 8 anos, portador de leucemia.

Neste cenário, a ajuda de entidades como a ACPC se torna essencial, seja através do apoio material, com cestas básicas e a viabilização dos atendimentos médicos, seja pelo apoio psicológico ou, acima de tudo, a profunda solidariedade com as famílias.

“A fé, o amor e o carinho das pessoas que nos rodeiam são o alimento e a força para seguir construindo o meu caminho”, diz Maila, de 13 anos, que sofre de histiocitose sistêmica maligna, uma doença das células que ataca diversos tecidos do corpo.

“Há alguém lá em cima cuidando de nós, a ajuda que recebemos é prova disso”, acrescenta Júlia, mãe de Davi, 7 anos, paciente de leucemia linfoma aguda.

A Calesita apoia esta causa e diversas instituições em parceria com a ACPC - Associação Catarinense de Apoio as Pessoas Portadores de Câncer

INICIATIVA

O Novembro Dourado, de prevenção ao câncer infanto-juvenil, foi criado em 2014 por iniciativa da Confederação Nacional de Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc).

Desde então, o movimento tem crescido em todo o país, com ações que têm como objetivo esclarecer os pais sobre os sintomas e as consequências da doença mas, principalmente, fazer um alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce. Este ano, a Calesita participa da campanha com diversas ações em Blumenau, Joinville e Pomerode.

Veja abaixo a programação.

PROGRAMAÇÃO

09.11

Falando sobre o câncer Infantil e a saúde do homem.
O evento, promovido pelo Hospital Santo Antônio de Blumenau vai reunir palestras de especialistas em oncologia, oncologia pediátrica e radioncologia, além de uma mesa redonda com experiências de mães de pacientes de câncer infanto-juvenil. Haverá lanche para os participantes, recreadores e uma brinquedoteca da Calesita para distrair as crianças.

LOCAL:
Shopping Park Europeu Rodovia Paul Fritz Kuehnrich, 1600 - Itoupava Norte
Blumenau – Santa Catarina
HORÁRIO:
11h às 16h - ENTRADA FRANCA

23.11

Ação em Pomerode
No dia dedicado à Prevenção e Conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, a Calesita promove, no centro de Pomerode, distribuição de flyers informativos, alertando a população sobre a atenção aos sintomas/ diagnóstico precoce do câncer infantil. Neste dia, haverá também distribuição de balões dourados para a criançada.

LOCAL: Centro
HORÁRIO: Período da manhã

DURANTE TODO O MÊS
Outdoors pela vida
Em pontos de Blumenau, Joinville e Pomerode, outdoors vão levar mensagens de superação em uma parceria da Calesita com a Associação Catarinense de Apoio às Pessoas Portadoras de Câncer (ACPC).

Site especial: Novembro Dourado
Durante todo o mês, o site da Calesita terá um espaço especialmente dedicado à campanha. Uma home com informações sobre a doença, um espaço para acompanhar a programação da campanha e, depoimentos emocionantes e inspiradores de pacientes da ACPC fazem parte do material que será publicado.