FIQUE LIGADO

BLOG

A hora certa para o desfralde!

16 de julho de 2019

Depois que nossos filhos começam a andar, falar e interagir, o próximo desafio (e as perguntas também) é quando eles sairão das fraldas. Saber a hora certa de começar o processo do desfralde e não apressar nenhuma etapa costuma ser a chave para o sucesso. Para algumas crianças, essa transição é simples, rápida e, em alguns dias, a vida sem fraldas é a maior novidade. Para outras, o processo pode ser complicado e é necessário muita paciência, amor e carinho.

Pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a fralda seja retirada a partir dos dois anos de idade, mas isso pode ocorrer um pouco antes ou um pouco depois. O processo precisa acontecer quando o bebê adquirir o controle dos esfíncteres, músculos responsáveis pela expulsão das fezes e da urina.


Ficar atento aos sinais que seu filho emite, vai lhe dizer com que idade e em que momento ele está preparado. Fazê-lo antes disso, vai tornar a tentativa frustrante e pode até mesmo criar traumas nas crianças. Vale lembrar ainda que, forçar o desfralde pode fazer com que o bebê comece a prender o xixi e o cocô por longos períodos de tempo. Esse tipo de hábito pode causar problemas de saúde, como infecção urinária e constipação intestinal. Por isso, deixe que a natureza e o tempo do seu filho lhe digam o momento certo.

Minha dica de ouro: observe a capacidade de controle dos esfíncteres do seu bebê. Em outras palavras: repare se ele se queixa quando está com a fralda suja e se avisa que vai fazer cocô ou xixi. Algumas se escondem em um canto da casa e se abaixam quando querem fazer cocô, mostrando que têm consciência de suas eliminações e estão prontas para começar o desfralde.

Uma outra dica: quando seu filho começar a pular com os dois pés, pode se preparar, o desfralde estará por perto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *