FIQUE LIGADO

BLOG

Educar pelo exemplo

23 de novembro de 2018

Educar sem sombra de dúvidas é a maior e mais desafiadora missão da vida dos pais. Desejamos por si só, desde que descobrimos a gravidez, que nossos filhos sejam bem sucedidos, saudáveis e honestos.  Mas educar não vem com manual, nem mesmo desvendamos em livros.

É um exercício diário e de muita percepção, pois não basta aconselhar, falar ou seguir métodos. Educação vem da difícil missão de ser exemplo, estar por perto e acompanhar os passos do seu filho. Tudo isso tendo em mente que crianças são o reflexo do que fazemos, agimos e pensamos.

Muitas vezes esquecemos que estamos diante de pequenos seres de muita percepção. Atentos a todos os nossos movimentos e que seus olhares são os de futuros adultos, que utilizarão estes exemplos para inspirar atitudes e condutas diante da vida. Então, que instrução os pais realmente estão passando aos filhos?

O ato de educar filhos não está nada fácil. Principalmente por ser um mundo onde informações sobre todos os assuntos estão disponíveis para o conhecimento nos meios de comunicação. Onde o tempo que deveria ser gasto com o ensinamento aos filhos é substituído por horas em frente à televisão e internet, ou por outros compromissos e afazeres. Para isso é preciso ficar junto. É preciso prioriza o tempo em que estamos com nossos filhos. Seja ele 15 minutos ou 1 hora por dia, tempo deve ser de qualidade e não quantidade. Nossos filhos têm o hábito de desde muito pequenos nos espelhar, brincar com nossas coisas. Isso já é um reflexo da admiração e de como nossas atitudes influenciarão no futuro.

Seria muito mais fácil se os filhos viessem com um “manual de instruções”. Com indicações claras de como proceder diante de manhas, manipulação, egoísmo e birras sem perder a cabeça. Mas tal coisa não existe. Cada criança é única e sua educação é consolidada de acordo com a junção das histórias de seus pais. A família é o ambiente estrutural da criança e os pais, os maiores exemplos, os super heróis de cada um deles.

A construção de uma educação sadia começa nos primeiros anos da vida do bebê, de zero aos sete anos. É neste período que a criança recebe os conceitos sobre a vida. Se elas passam bem pela experiência, terão capacidade de conduzir e entender melhor os questionamentos que surgirão no período da adolescência. Por isso, a importância dos bons exemplos, de não brigar na frente das crianças e não desobedecer regras da casa ou até mesmo, ações que sabemos que influenciarão no futuro.

Se quisermos fazer de nossos filhos pessoas de bem, é preciso ensinar-lhes o caminho em que devem andar, ou seja, precisamos estar junto com eles, sendo exemplo no processo de educação. Pais precisam estar junto dos filhos diariamente, com amor, carinho, compreensão, tornando momentos simples, em cenas de muito relevância e afetividade para a criança. A palavra pode convencer a muitos, determinar força ou poder, mas somente o exemplo promove uma verdadeira e consolidada educação. Não se desespere se seu filho parece não te ouvir. Se preocupe com que ele observe todos os seus atos, todos os dias.

 

Confira também o texto que a Louise Aguiar fez sobre estar presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *