FIQUE LIGADO

BLOG

#brincardeque: Cozinhando e aprendendo sobre o consumo consciente dos alimentos

10 de julho de 2019

 O Inverno chegou e com ele vem aquele friozinho e a busca por ideias de atividades e brincadeiras dentro de casa. Nesse período, muitas vezes, o clima frio e a chuva que são mais frequentes impossibilitam fazer algo ao ar livre. Que tal brincar e trazer ensinamentos para o seu filho ao mesmo tempo? Nada melhor do que se divertir e ainda aprender, não é mesmo? Um tema extremamente importante e que pode ser falado de forma lúdica e divertida é a diminuição do desperdício e consumo consciente dos alimentos. 

Gostou da ideia? Então vamos brincar de aprendiz de chef de cozinha. Os pequenos serão os alunos e você, adulto, será o professor de gastronomia.

 

A importância do consumo consciente

Ele facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, já que da maneira mais correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e também à redução do desperdício de alimentos.

 

Separe algumas frutas e comece a brincadeira. As escolhas podem ser de verdade ou de mentirinha. Mas, vale lembrar que as frutas reais deixarão a brincadeira mais interessante e educativa. Durante a aula, ajude seu filho a preparar os alimentos, comente sobre a importância de ter cuidado com a comida, que é um dos nossos bens mais preciosos, que nos proporcionam uma vida mais saudável. Aproveite o momento para falar sobre a relevância de preservarmos, cuidarmos e não desperdiçarmos os alimentos.

 

Conheça as frutas do Inverno

Banana, carambola, caju, caqui, coco, kiwi, laranja, maçã, mexerica, morango e uva.

Se as frutas forem reais, aproveite para preparar uma deliciosa salada de frutas. Afinal, aqui o objetivo é ensinar sobre consumir conscientemente. Se você tiver alguma cozinha de brinquedo em casa, ela pode auxiliar e deixar o momento ainda mais lúdico e divertido. Uma das opções da Calesita que combina com o clima da estação mais fria do ano é a “Cozinha do Sítio”. Estilosa e funcional, estimula a criatividade dos pequenos através do faz de conta. Depois de tudo pronto, basta curtir o momento em família com alegria e muito amor. 

Essa foi a nossa dica da série “Brincar de quê?” desse mês. Esperamos que tenham gostado! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *